sexta-feira, 3 de maio de 2013

A MESMICE SOBRE OUTRA PERSPECTIVA!!!



Os discursos que mais ouvimos na atualidade dizem respeito a inovação e a criatividade. Alías as mudanças na nossa sociedade são tão intensas, que há algum tempo se valorizava demais o profissional criativo. Hoje ainda existe essa valorização, mas é preciso agregar outro valor: A capacidade de inovar.
Temos uma obsessão pela novidade.... Não é assim com os aparelhos tecnológicos que vão desfilando pelas nossas mãos todos os dias, meses e anos?
Os relacionamentos não fogem a esse processo. Os casamentos continuam atraindo muitos jovens, sem duvida, mas a diferença é que se troca de parceiro(a) muito mais rápido que antigamente. Precisamos de novidade, precisamos urgentemente sentir o novo fluindo dentro de nossas veias, como se fosse o sangue que alimenta nossas células e nosso corpo!
Bem, se valorizamos tanto a novidade, podemos inferir  que tudo que não condiz com esse modelo de inovação, de emergência é obsoleto? Objetos se tornam supérfluos, ideias, sentimentos pessoas......
Há uma passagem bíblica muito interessante que nos ensina  que nem sempre o novo significa eficiência, de que é possível fazer sempre as mesmas coisas e obter resultados diferentes. Podemos supor que esse ensinamento quebra aquela máxima " Se você sempre faz a mesma coisa, com certeza sempre vai obter os mesmos resultados."
Mas no mundo espiritual o raciocínio é outro. Não importa se você  tem vivido sempre as mesmas atitudes, o mais importante é  acreditar no Poder da Palavra .
Conta a Bíblia que os pescadores, futuros apóstolos estavam a pescar. Aquela noite não parecia ser das melhores. Apesar de serem pescadores experientes, de estarem acostumados com as oscilações que acontecem a cada pescaria, aquela noite era diferente. Não haviam pescado nada. Com certeza depois de muitas horas, já exaustos, famintos e fatigados pelas vãs tentativas decidem enrolar suas redes e voltar para suas casas.
E assim o fazem. Mas ao voltar pelo caminho, quem sabe murmurando entre si, os revezes da noite, eis que encontram a Jesus. E Jesus com certeza percebe em seus semblantes carregados , a desilusão, o cansaço e o desânimo. Pergunta a eles o que estavam fazendi e eles lhes dizem que estavam a pescar, mas que aquela noite nada pegaram. Jesus, então olhando para Pedro diz " Lança a rede para aquela banda" No original , a resposta de Pedro é ríspida  muito embora o texto biblico atual não deixe isso transparecer " Ora mestre, por favor.... já não lhe dissemos que  tentamos  tudo.... somos pescadores experientes, fique sabendo..... mas sobre a tua Palavra , mais uma vez lançarei as redes.... "
Bem, o que aconteceu dai por diante todos já sabem.... uma pesca maravilhosa, ao ponto deles terem que chamar os pescadores de outros barcos para o ajudarem e ao recolher os peixes, os barcos quase vieram a pique.
Como é bom encontrar Jesus no caminho.Não importa toda a sua experiência, todo o seu conhecimento, o que importa é a sua fé na Palavra revelada. Não interessa quantas vezes você já repetiu as mesmas ideias, atitudes..... Com Jesus no caminho, a mesmice se transforma em atitude vencedora. Não é preciso ser criativo, ser inovador... só é preciso acreditar no poder da Palavra revelada. É fazer as mesmas coisas, mas adotando outras perspectivas, a perspectiva da FÉ!!!!
Postar um comentário