segunda-feira, 6 de maio de 2013

CADA UM POR SI!!!





Essa tendência moderna do individualismo, não é apenas de uma sociedade capitalista. Na verdade , o ser humano traz dentro de si um individualismo e uma competitividade muito grande, talvez próprio da espécie humana,
Muitos acreditam que o homem  é bom em sua essência e que são as condições sociais , culturais, o ambiente, que determina suas características e sua moral,
Melhor é acreditar que somos moldados tanto pelos nossos genes, nossas tendências e pelo ambiente. Nem menos nem mais.
A Bíblia relata a história de um paralítico que por 38 anos esperou a oportunidade para ser curado, mas infelizmente não tinha muitos amigos, não fez alianças, não era muito comunicativo, talvez até um pouco antisocial e isto lhe custou caro!
A tradição dizia que de tempos em tempos um anjo descia ao tanque de Betesda e agitava as águas. O primeiro que ali conseguisse chegar era curado. Vejam só. Competição, individualidade,oportunismo. Cada um por si, ou então cada um com seu grupo, com seus amigos!!!
Então podemos dizer: Aos amigos tudo, aos inimigos a lei!!! 
Essa máxima é comum entre a espécie. Na verdade , todos vivemos em grupos, parentes, amigos, conhecidos enfim pessoas em que existem afinidades. Para elas dedicamos o nosso melhor, ninguém , normalmente ajuda um desconhecido, ou alguém que simplesmente não simpatize!
Mas a lógica de Cristo é outra. Sua missão não era simplesmente abençoar aqueles que lhe eram queridos, mas principalmente as pessoas que estavam longe dos planos de Deus.
Emblemática a passagem em que Jesus afirma " Minha família são todos aqueles quer fazem a vontade de Deus" E vou mais além... Meus amigos são todos aqueles que fazem a vontade de Deus. A lógica de Cristo é diferente da lógica humana. Ele não reina para os amigos, para os parentes... Ele reina para todos aqueles que servem a Deus!!!
O paralitico de Betesda recebeu a graça de Cristo. Foi abençoado por naquele dia seu caminho se cruzar com o do Salvador..
Que possamos cada um de nós ter essa graça, de encontrar Cristo no caminho. Pois muitos , se não o encontrarem permaneceram talvez dezenas de anos a espera de uma misericórdia humana , que por ser humana pode nunca chegar!!!!
Postar um comentário