sábado, 11 de maio de 2013

EFEITO ROSENTHAL




  • É difícil me lembrar de sonhos. Apesar de ser fascinado por eles, parece que toda noite  costumam fugir de minha memória. Mas os cientistas afirmam que todos nós sonhamos, o que acontece muitas vezes é que dependendo  de como a pessoa é, muito racional, ou emotiva pode acontecer de lembrar-se ou não de seus sonhos.
  • Então comecei a colocar um principio pelo qual me norteio. Se lembrar de algum sonho, visto que é muito difícil de isto acontecer, significa que meu inconsciente quer falar  de forma especial comigo..
  • Esta noite sonhei que estava aconselhando um casal. Mas este casal discutia muito por situações corriqueiras. Havia muita acusação mútua. Lembro,-me que em determinado momento do sonho disse ao marido " Olha você precisa buscar qualidades na sua esposa, precisa falar de situações positivas, elogiá-la... Tem a ver com a o conceito de profecia autorealizável. Expliquei-lhe  que esse conceito ensina que apesar de você não estar vendo qualidades na pessoa naquele momento, imagina que um ponto no futuro a pessoa terá essas qualidades. Pelo fato de se estar tempo uma boa perspectiva, um sentimento positivo em relação ao outro, a situação acaba acontecendo, a pessoa se torna realmente agradável, positiva, ou o que  tenhamos imaginado para ela. O contrário pode ocorrer também. Se falamos , pensamos ou imaginamos que alguém terá um comportamento inadequado e negativo conosco isto também termina por realizar-se" 
  • Um professor norte americano de psicologia Robert Rosenthal debruçou-se sobre o mito e fez uma pesquisa em uma cidade pobre dos Estados Unidos onde os professores recebiam baixos salários e os alunos também vinham de comunidades pobres. Criou-se dois grupos. Um supostamente com mais qualidades que o outro ( mas os grupos na verdade eram iguais) Foi falado aos professores sobre as qualidades do grupo mais favorecido pelo QI. Assim os professores foram condicionados a acreditar que alunos daquele grupo eram mais capazes 
  • ( embora os grupos tivesse as mesmas capacidades) No fim da experiência o professor Rosenthal pode comprovar que o grupo que os professores acreditaram, tinham uma perspectiva positiva, se saíram muito melhor. É o chamado efeito Rosenthal ou Efeito Pigmaleão. 
  •  
  • Acordei e fiquei meditando no assunto.
  • Lembrei-me então de um texto que já publiquei no blog sobre a história de Pigmaleão rei e escultor da Grécia antiga que fez uma estátua belíssima  de uma mulher. A obra era tão bela que Pigmaleão apaixonou-se perdidamente por ela. A deusa grega do amor Afrodite admirada por tão belo e nobre sentimento transformou a estátua numa mulher de carne e osso e então Pigmaleão pode casar-se com sua obra. Esse mito serviu também como modelo para uma peça teatral do crítico inglês George Bernard Shaw  My Fair Lady, que conta a história de uma florista, mendiga que vendia flores por alguns trocados. Um dia encontra um professor de fonética, especialista em trabalhar com pessoas e . Ao ouvir o sotaque da florista, faz uma aposta que transformaria aquela mendiga em uma dama em apenas seis meses.
  • Apesar de romanceado, tais situações e ideias expostas acima, tem a pretensão de afirmar que através de um sentimento positivo em relação ao outro, de um compromisso com a alma humana alquebrada e ferida, é possível transformar o coração do mais perdido dos mortais.
  • É preciso enxergar uma pessoa humana amorosa , sob o olhar desesperado de um drogado, é preciso enxergar um adulto consciente e responsável sob o comportamento irascível e confrontador de um adolescente, é preciso enxergar a humanidade sob a capa de maldade de um pedófilo e um assassino  É preciso enxergar sob o manto de preconceitos, senso comum, indiferença, ódio contra todos aqueles que se desviam do comportamento aceitável da sociedade, pessoas que precisam de algo que lhes cure a alma!!!!   
Postar um comentário