terça-feira, 21 de maio de 2013

ELES SÃO MELHORES QUE NÓS!!!


Dizem que os animais são seres irracionais. Mas o que é um ser irracional? Bem, um ser irracional é alguém ou algo que não é dotado de razão, pensamento lógico.
Assim diz- se ao contrário, que o homem é um ser racional e é exatamente isso que nos difere dos animais: Nossa capacidade de raciocinar.
O Iluminismo talvez tenha sido o período da História em que mais se deu valor a Razão. A ideia básica dos iluministas era de que através da lógica da mente racional a Humanidade alcançaria o progresso, a felicidade e o sucesso ... era somente uma questão de tempo. Esse ideário nasceu no século XVIII e os filósofos, principais expoentes do movimento. realmente acreditavam no poder da Razão.
E assim se passaram os anos. Houve de fato muito progresso, mas nem tudo foram rosas.
O século XX parece ter colocado abaixo as certezas dos iluministas. A Primeira Guerra Mundial O Nazi-Fascismo, a Segunda Guerra Mundial  a Bomba atômica, demonstraram ao mundo que a Razão Humana havia enlouquecido. E o que sobrou dos escombros???
Continuo acreditando no ser humano, na sua capacidade e motivação positiva. Como Carl Rogers psicólogo humanista, creio que o ser humano sempre busca a auto realização, que ele é bom.
Mas a razão.... essa realmente não é uma das maiores forças de nossa espécie.
Em minhas observações tenho concluído que muitos animais são melhores que o ser humano em sua razão. 
Tive alguns cães e gatos em minha existência. Todos adoráveis, carinhosos, sempre brincando, jamais guardando rancores, sempre prontos a ser companhia, preparados para nos defender diante de uma ameaça, felizes com nossa presença, fazendo festa quando tocamos o portão de entrada de nossas casas.....
São anjos! É por isso que penso que não devemos medir esforços para cuidar de nossos bichinhos.
Eles merecem nosso amor, nossa dedicação. Merecem que lutemos por eles quando estão doentes e se  se tivermos que gastar, será um dinheiro muito bem aplicado 
Ame seu bicho, trate- o com carinho, com respeito, com amor. Eles são melhores que muitos de nós!!!
Postar um comentário