sábado, 25 de maio de 2013

NÃO EXISTEM CULTURAS MELHORES!!!


Antes de o  Brasil ser invadido pelos portugueses, viviam nessas terras os indígenas. Algumas contas dizem que o número deles era próximo dos cinco milhões. Além disso , havia uma grande diversidade de línguas e costumes.
Na visão do índio a Natureza era uma continuação dele mesmo. Era por isso que respeitava os rios , as florestas e os animais pois dentro desse conceito, ao destruir a Natureza , estava destruindo a si mesmo.
Sua religião era animista, acreditando que as forças da Natureza eram deuses, que as pedras, as árvores, o sol , a lua, tudo era animado.
Havia uma coexistência baseada na colaboração. isso não quer dizer que as tribos indígenas não conheciam a violência.... conheciam e eram também violentas, pois a agressividade faz parte do espirito humano.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil , entraram em contato com essa cultura que para eles era totalmente estranha. A visão do europeu em relação a Natureza era o distanciamento. O homem tem o domínio sobre o meio em que vive, e isso lhe dá o direito de explorá-lo e destruí-lo.
A religião em que acreditavam, o cristianismo, interpretado pelos padres católicos ensinava que seus deuses eram demônios e portanto deveriam ser catequizados. Mas não foi algo espontâneo. os índios foram obrigados a abraçar a fé cristã.
E qual era a ideia por trás disso? Simplesmente que a cultura européia era superior, e sendo superior tinha o dever de impor essa cultura a outros povos,
E isso aconteceu também na América do Sul, na América Central, na África...... Sempre existiram povos que se acharam superiores aos outros, por isso sempre estivemos em guerras.
Essa cultura de pensamento acaba por se disseminar a um nível individual, onde pessoas também acreditam serem mais inteligentes, serem mais talentosas e isso as faz melhores que as outras.
Na verdade não existem culturas superiores . Cada processo cultural é fruto do trabalho coletivo, dos pensamentos, da concepção de mundo de cada civilização. Só conseguiremos evoluir verdadeiramente como civilização se compreendermos a importância da visão de mundo do outro, compartilhar experiências, valorizar o que existe de bom em cada cultura.
Existe um conceito que define essa ideia de superioridade. Chama-se etnocentrismo. O conceito ensina que a cultura européia e superior as demais.
A verdadeira paz só será possível quando cada povo , cada indivíduo conseguir aceitar o outro em sua totalidade!!!

Postar um comentário