segunda-feira, 17 de junho de 2013

NÃO ESQUEÇA O ESSENCIAL!!!!



Há uma estória que nos ensina que uma pobre mulher descobriu em uma caverna um rico tesouro. Mas sabia a mulher que a entrada da caverna logo fecharia.Com  pressa , pegou sua pequena filha e adentrou no imenso interior da terra e avidamente começou a recolher o que estivesse ao seu alcance. Havia um letreiro numa das paredes que dizia  "Não esqueça o essencial" A mulher ficou intrigada, mas logo continuou a coletar as jóias. Quando não conseguia mais carregar nada, correu para fora , pois seu tempo se encurtava. Nem bem saiu, a porta se fechou. Não se incomodou. Estava rica. Tinha jóias para o resto de sua existência. Voltou  a sua memória aqueles dizeres " Não se esqueça do essencial" Mas deixando de lado as divagações voltou feliz para casa. Ao chegar próxima da entrada do pequeno lar, seu coração gelou. Extasiada com o brilho das jóias não havia percebido que sua filha não estava com ela. Lembrou -se das palavras " Não esqueça o essencial " No afã de ficar rica, deixou sua filha para sempre dentro da caverna.
Tive uma inspiração hoje de manhã sobre esse mesmo assunto ao conversar com a Professora Samira de nossa escola. Falávamos sobre assuntos diversos quando ela relatou que havia assistido a um dos filmes de Sherlock Holmes o famoso detetive inglês. Holmes é conhecidissimo por seu senso dedutivo. A professora dizia que Sherlock tinha muitas habilidades: Visão espacial, raciocínio lógico apurado, senso dedutivo detalhista, Mas lhe faltava algo.... Era um homem frio .... não havia desenvolvido suas emoções.
Daniel Goleman psicólogo americano escreveu um livro falando da importância das emoções. Ensina que além do raciocínio  as emoções são fundamentais para nosso sucesso e felicidade. E demonstra através de estudos e exemplos que muitas pessoas inteligentes eram infelizes e derrotadas apesar de aparentemente serem perfeitamente normais.
Antonio Damásio neuro-cirurgião português também escreveu alguns livros em relação ao assunto. Em seu mais atual, sobre o filósofo Spinosa  discorre sobre o resgate das emoções que o filósofo  faz, valorizando a emoção e sentimento tanto quanto a razão.
O ser humano nunca será completo se simplesmente acreditar que para ter sucesso e ser feliz precisa simplesmente estudar, ter um bom emprego, uma família. Isso é muito importante, mas não essencial. O essencial é buscar a espiritualidade em caridade, em amor, ampliando nossa percepção sobre nosso mundo e sobre todos nossos irmãos!!! E assim como Cristo nos ensina " Buscar em primeiro lugar o seu reino e as demais coisas vos serão acrescentadas"

Nenhum comentário: