domingo, 16 de junho de 2013

QUEM PODE MANDA. QUEM TEM JUÍZO OBEDECE!!!



Particularmente não gosto muito desse ditado. Em minha opinião e autoritário e reflete a maneira como é organizada nossa sociedade: Há alguns que detêm o poder econômico e mandam, e há aqueles que tem poucos recursos e portanto não tem muitas alternativas a não ser obedecer.No entanto ele é verdadeiro!!!
Essa é a realidade de nosso país. Mesmo que não aceitemos, que nos revoltemos contra essa situação, isso não muda a realidade. O que muda a realidade é a educação, o trabalho, o esforço pessoal, a motivação em vencer. Essas são ferramentas que podem um dia nos fazer ultrapassar a frieza desse ditado.
Aos que não conseguem nesse momento utilizar desses recursos, a única saída é aderir a outro ditado também famoso " Dançar conforme a música".
Se sabemos que alguém é mais forte do que nós, seria loucura ou ingenuidade medirmos forças com tal pessoa. O  mais sensato, seria recuar, buscar habilidades que nos dessem em determinado momento condições para o enfrentamento. Caso contrário, devemos evitar a todo custo o confronto.
Lembro-me que há muitos anos , viajava a trabalho pela BR 116, naquela época ainda não duplicada e conhecida como a rodovia da morte. Frequentemente acontecia de estarmos em nossa pista e de repente darmos de cara com uma enorme carreta que vinha de frente . Qual o mais coerente o a fazer..... Desviar é claro, sair para o acostamento. Na disputa entre um carro comum e uma carreta batendo de frente quem sairia pior??? Com certeza não seria a carreta.
Pois existem muitas pessoas comportando-se como se , sendo carros comuns, conseguissem bater de frente.  medir forças com uma carreta. 
Tratam mal suas lideranças no trabalho, em casa, nas igrejas, por onde quer que passem. Não fazem o mínimo esforço para serem agradáveis. E racionalizam, dizendo que não conseguem ser falsos!
Mas há uma distorção no raciocínio. Tratar suas lideranças com simpatia, apreço, respeito, mesmo não gostando delas não é ser falso, mas primeiro educado, depois inteligente estrategista, que tem visão de longo alcance. Falsidade tem haver com um comportamento intencional de "bajular" o outro e depois " o apunhalar pelas costas" , de querer facilidades, de buscar privilégios!!!
Precisamos desenvolver maturidade, analisarmos toda a situação antes de tomarmos alguma decisão, entendermos que tudo que fazemos reflete sobre nós  mas também sobre nossos filhos, nossos amigos, a comunidade. É uma visão de vida holística, onde há a complexidade. Nada é tão simples como parece. Uma atitude impensada de nossa parte pode repercutir por muitos anos em diversos contornos de nossa existência.
O livro de Provérbios ensina que ao instruir o sábio  este se torna mais sábio, mas o ignorante... este lhe odiará!!!! 

Nenhum comentário: