segunda-feira, 8 de julho de 2013

AGORA SÓ FALTA VOCÊ




A alguns meses atrás eu e minha esposa indignados com a sujeira próximo a rua onde moramos, postamos algumas fotos no Facebook reclamando inclusive para alguns políticos que estão como amigos em nossos perfis. Coincidência ou não o certo é que dias depois uma máquina da Prefeitura passou no entorno da avenida e limpou todos os terrenos baldios!
A dias atrás também presenciamos as manifestações do povo, que segundo muitas mídias teria " acordado" para exigir seus direitos, pedindo punição a políticos corruptos, inclusive o viés ideológico é inevitável, setores  " da direita" e da "esquerda" aproveitaram a situação para ganhar aceitação pública. Alguns mais exacerbados de direita queriam jogar toda a culpa no atual governo, bem mas não quero desviar do assunto principal. Em minha escola, inflamados pelas manifestações alguns alunos aderiram ao movimento exigindo transparência, responsabilidade, ética. Mas infelizmente esses mesmos alunos, tem em sua ficha escolar um histórico muitas vezes mais desabonador do que os políticos: Notas baixas, relatórios de coordenação, idas e vinda a diretoria, péssimo desempenho escolar. Mas achavam-se no direito de protestar... qual o motivo mesmo??? Mas vamos dar o devido desconto... são ainda muito jovens!!!
Bem, minha reflexão se insere na questão da responsabilidade pessoal. Dizem alguns que ninguém ensina nada a ninguém. Simplesmente ajuda a pessoa a achar o caminho. Mas se a pessoa não se interessa em achar esse caminho, então a situação se complica.
O poder público, as instituições são um reflexo de seus cidadãos Ao cobrarmos responsabilidade, ética, comprometimento precisamos também ter essas qualidade e demonstrar  em  ações simples como manter nossa calçada e minha rua limpas . Se temos animais como cavalos, cães ( e muitos tem  aqui na rua) temos que mantê-los bem cuidados e impedir que revirem lixeiras. A auto educação é talvez uma das ferramentas mais importantes da cidadania!!!

Nenhum comentário: