terça-feira, 16 de julho de 2013

ALARGA A TUA TENDA!!!



Nosso país foi "descoberto" ( alguns falam em invasão)  em 1500. Naquela época, os países europeus, especificamente Portugal e Espanha se lançaram as grandes Navegações, por motivos que iam de espírito aventureiro a busca por novos mercados para seus produtos.
Inicialmente, houve um contato amistoso entre portugueses e índios, embora suas culturas fossem extremamente diferentes. Portugal, portanto deixou o país esquecido por mais trinta anos.
Depois de todo esse período os portugueses resolveram iniciar o processo de colonização , cujo eixo econômico se baseou num único produto: Cana de açúcar.
Isso ocorreu sem dúvida, pelo fato de o açúcar ser uma mercadoria de alto preço e também pela experiência que eles já tinham no processo de plantio 
A cultura de um único produto ficou conhecida como monocultura e foi esse ( além de outros é claro)um dos grandes motivos pelos quais nosso País pouco se desenvolveu. Portugal simplesmente impedia os moradores de fazerem qualquer coisa diferente do que plantar cana e fazer o processo de refino de açúcar. Havia poucas opções.
Tanto na vida de um país como de indivíduos ter opções é fundamental.
Ao escolher candidatos para preencher vagas em empresas , os profissionais responsáveis com certeza vão optar por aqueles que tenham em seu currículo experiência na área, formação cultural e acadêmica , e dois ou mais idiomas.
A própria Natureza de nossa evolução privilegia aquele que se adapta, não o mais forte... para se adaptar é preciso ter opções!!!
A Bíblia , em Isaías 54:2 e 3 nos ensina a alargar nossas tendas, pois com isso transbordaríamos para a esquerda e a direita.
Com certeza o profeta tinha em mente mais do que o aspecto material quando profetizou tais palavras.
Alargar as tendas significa no meu modo de pensar, ampliar conceitos, aumentar o capital cultural, descobrir novas maneiras de enxergar o mundo, desenvolver tolerância, compreender a multiplicidade das formas de viver e de pensar nesse Planeta, exercitar e valorizar a convivência com o diferente.
É buscar outras respostas, é fazer outras perguntas,é deixar o novo entrar e ir ao encontro de novas opções.
Mas não nos esqueçamos da admoestação do profeta: Alonga as tuas cordas, firma bem as tuas estacas. Precisamos desenvolver uma personalidade sadia, forjar valores, desenvolver  caráter para receber e manter o melhor da Vida para nós!!! É isso!!!

Nenhum comentário: