quarta-feira, 17 de julho de 2013

DOENÇAS SÃO PALAVRAS NÃO DITAS!!!


A doença na medicina ocidental é percebida  de forma peculiar. Trata-se a doença não o doente. Enxerga-se o ser humano repartido em diversos órgãos: Coração, intestino, pulmão, rins fígado..... 
Na verdade isso é efeito de um paradigma( visão de mundo, modelo) ocidental que já impera a vários séculos.Nesse sistema, os seres humanos são simples máquinas, que para efeito de estudo podem ser dissecados, divididos.... Esse modelo de pensamento também vê o mundo dessa maneira.
Dessa forma, perde-se a visão do todo, e o dinamismo que a soma das partes proporciona a essa totalidade. O todo é maior que a soma das partes.
Precisamos na medicina , como em outras áreas também de profissionais que entendam de gente, que compreendam os sistemas como coisas vivas, interligadas e interdependentes. Temos que semear uma visão holística de mundo, da vida, das pessoas.
A doença é vista com outros olhos na medicina oriental. Para eles, quando existe uma doença no corpo ela existia antes na alma, o corpo está apenas refletindo algo que por anos esteve latente no espírito. Sendo assim, ao curar o doente, procuram compreender  o homem como um todo, tratando assim as várias  dimensões  do universo humano.
A Psicologia já ensina isso , que somatizamos nossas emoções, que ressentimentos guardados podem se transformar em uma úlcera, em um câncer....
Lacan famoso psiquiatra francês, discípulo e reformador de muitas ideias da psicanálise de Freud , dizia que as doenças são palavras não ditas!!!
Se você não tem coragem de falar para si mesmo algumas verdades que estão latentes, se não consegue  expressar para as pessoas quem você é,  seus gostos, seus direitos, então tudo isso vai ficando dentro de sua mente e minando sua saúde.
Precisamos desenvolver a assertividade, falar com leveza e plena consciência o que queremos para nós, valorizar e defender nosso espaço de forma eficaz e com convicção. Isso não quer dizer que vamos sair por aí " vomitando verdades" Cada um tem suas verdades, sinceridade não é sinônimo de grosseria. Verbalizar  nossos conceitos, nossos interesses aquilo que cremos e deixar bem claro nossa posição. Não falar o que pensamos, sentimos e cremos para agradar familiares , amigos, autoridades , é criar energia negativa dentro de nós e essa energia pode vir a se tornar em alguma doença no futuro!!!

Nenhum comentário: