sábado, 27 de julho de 2013

INCEPTION EM RATOS : A FICÇÃO VIRANDO REALIDADE!!!





Um filme sensacional sem dúvida alguma é A Origem ( Inception) no original. Conta a história  de Dom Cobb, um ladrão , que extrai as idéias do inconsciente de seus alvos durante os sonhos. O filme é muito interessante, quem não viu  assista com muita atenção. Mas sua última missão não é extrair sonhos, mas sim inserir uma ideia na mente de seu cliente de forma tão sutil que o alvo em questão pense que a ideia é dele mesmo.
A revista Superinteressante publicou matéria em que cientistas do Mit implantaram memórias artificiais em ratos. As memórias em nós humanos, são armazenadas em várias partes do cérebro , em especial no hipocampo, num conjunto de neurônios em ordem e formas específicas. Ao escutarmos uma música ou irmos a um show essas memórias são armazenadas, e ao entrarmos em contato com essas músicas , essas experiências se reativam.
O processo é um pouco complexo. A reportagem explica passo a passo como foi feita a experiência.
Há alguns anos postei nesse mesmo blog uma reportagem onde cientistas também estavam desenvolvendo um anestésico para apagar memórias ruins.
Realmente parece que muitas coisas que a ficção científica lançava em filmes e em livros  aos poucos vai se tornando realidade.
Já imaginou ter um remédio para atenuar nossas mágoas, nossos sentimentos e memórias angustiantes, simplesmente apagar de nossa mente aquele acontecimento que nos marcou de forma tão negativa. E se nessa manipulação mental, pudermos inserir pensamentos construtivos, ideias inovadoras, sonhos que até então são considerados impossíveis....?
É claro que há também o lado negativo.Cientistas mal intencionados podem manipular a mente humana a fim de usar as pessoas para agir de forma a prejudicar outros.
Penso que o mais positivo é dar condições a ciência de se desenvolver e buscar novos caminhos e experiências
, convivendo com as diversas possibilidades do uso de suas descobertas!!!

Nenhum comentário: