terça-feira, 9 de julho de 2013

MARQUE SUA POSIÇÃO!!!!


Há um comportamento nos cães que as vezes causa incômodo. Principalmente quando são machos pequenos que vivem dentro de casa e talvez por falha no adestramento, ou instinto mesmo, urinam em cada canto .
Dizem os entendidos que se trata de " marcar território", um comportamento próprio dos animais, que se comunicam através de odores. Para eles ao "urinar" em determinado local, estão dizendo que aquele lugar já está dominado, lhe pertence. Inclusive,  conseguem através dos odores, perceber se o cão que urinou ali é macho ou fêmea,  quanto tempo passou por aquele local, e se é um cão dominante ou não. É como ler jornais ou um e-mail, no mundo deles.
Somos seres humanos e também possuímos instintos. Há inclusive uma teoria científica da divisão trifásica do cérebro do neurocientista Paul Maclean,onde segundo o estudioso nosso sistema em bilhões de anos de evolução possui três bases. A primeira e mais instintiva seria o cérebro reptiliano, que começa no entroncamento com a medula espinhal e que ocorre particularmente em répteis. Essa é nossa base instintiva Depois  a segunda divisão , cérebro emocional, que é claro também tem outras operações, mas a principal seria dar suporte emocional a espécie. Por fim a parte mais evoluída, nosso cérebro racional . o córtex pré frontal. É essa região cerebral  que nos diferencia dos animais!
Pois bem, o cérebro reptiliano, ainda medeia muito dos nossos comportamentos e  é indispensável para nossa sobrevivência. Não somos mais caçadores nos moldes dos homens das cavernas, mas nessa "selva de pedra" em que vivemos precisamos deixar claro nossos interesses, nossa forma de ver o mundo, fazer-se entender aos outros que cada um tem seu espaço, e que é preciso respeito.
Igualmente é preciso marcar posição na educação de nossos filhos. Não podemos deixar tudo ao sabor da vida, como se eles por si próprios descobrirão seus caminhos. Alguns acreditam que não se pode ensinar nada a ninguém, mas discordo em parte. Realmente se a pessoa não quiser aprender, ninguém poderá ensina-lá mas se estiver receptiva com certeza poderemos lhe passar aquilo que a experiência moldou em nós!!!
Há um ditado popular que diz " Cada um no seu quadrado" Ao marcar posições é certo que poderão aparecer conflitos, pois esse mundo é regrado por intensa competição. No entanto, devemos usar nosso cérebro racional, a parte mais evoluída, embora nem todos tenham essa evolução desenvolvida em si. Em casos assim, o melhor é administrar conflitos e buscar um entendimento possível. Mas sempre usando como ferramenta a assertividade!!!

Nenhum comentário: