sábado, 20 de julho de 2013

O PODER DO RISO!!!


Lembro-me que há alguns anos, ainda muito jovem, buscava um sentido para a vida. Sempre fui muito voltado para a espiritualidade, e a visão religiosa tradicional não me agradava.
Conheci a filosofia da Seicho no ie , que ensina o pensamento positivo, a busca da alegria , da felicidade, das afirmações positivas. Aqui na cidade de Sorocaba a sede da Seicho no ie ficava próximo a Rodoviária em um belo prédio de esquina.
Muito bem, comecei a frequentar aquele ambiente e me era ótimo. Certo que como crítico que sou, muitas coisas que eles ensinavam  não acreditava, mas o  importante no meu entendimento naquele momento. era aprender a pensar positivo.
No entanto, certo dia tive uma surpresa  agradável. Naquele dia iriam realizar o culto do riso. Nunca tinha ouvido falar até então de tal prática.
O senhor que ministrava a palestra era um chinês muito franzino, com uma voz diferente, meio engraçada. Ele fez algumas observações sobre a importância do riso. Feito isso, começou a dar  risadinhas... todo mundo sério. Mas aos poucos aquele pequeno riso foi aumentando e a expressão do homem começou a ficar engraçada...fomos envolvidos   todos em uma grande gargalhada e depois foi difícil parar. o riso realmente é contagiante.
Esse tipo de exercício é muito interessante e proveitoso. A ciência ensina que o riso faz bem para o corpo, para a pele, aumenta a imunidade, promove a sociabilidade e um ambiente agradável, e algumas pessoas dizem que é responsável por aumentar a longevidade.
No entanto, precisamos fazer algumas observações. Existe humor e humorismo e eles são bem diferentes
Atualmente ri-se de tudo. Pessoas ganham dinheiro para fazer os outros rirem. E usam para isso muitas vezes um defeito físico de alguém , uma escolha na orientação sexual diferente, uma falha de caráter ou personalidade, até mesmo infortúnios e tragédias são motivos para o sarcasmo desses comediantes.
Esse não é um humor saudável, mas sim uma forma de alegria que produz resultados negativos, e gera energia ruim, pois muitas vezes fere o coração dos outros.
O riso deve ser uma energia limpa, como o sol e o vento. Deve nascer da alegria dos momentos bons, da felicidade de se estar vivo. A Bíblia ensina que o coração alegre aformoseia o rosto, e que a alegria do Senhor é a nossa Força!
Não precisamos assistir esses programas da mídia que fazem um humor escrachado e de mau gosto, vamos boicotar esse tipo de riso.
Vamos valorizar um humor que levante a autoestima, que valorize o ser humano, que faça a pessoa realmente se sentir bem.

Vamos usar nosso sorriso como a arma para a paz. Buda dizia que o sorriso começa na alma e os olhos são o primeiro lugar em que se expressam no corpo físico. 
Que  seu sorriso seja a sua carta de apresentação, a sua arma mais poderosa o seu cartão de visitas!!!

Nenhum comentário: