terça-feira, 1 de outubro de 2013

SACUDINDO RAÍZES!!!





Se existe algo pouco valorizado no Brasil, me parece ser o debate de ideias. Menos ainda, quando se refere a questões políticas. Gostamos de discutir futebol,de dizer o que o ministro da economia deve fazer ou não, de criticar o governo... Mas um debate de nível, é muito difícil.
Creio que uma das razões é essa passividade do brasileiro. Afinal debater para que, sendo que tudo irá continuar do mesmo jeito, é perca de tempo ficar discutindo.
Outra situação é a dificuldade em raciocinar que muitos tem, devido em grande parte, a um vocabulário pobre e a ideias simplistas, sem profundidade, sem base teórica, que provêm do fato de que o brasileiro lê em média, talvez, sendo generoso dois livros por ano, salvo exceções, é claro.
Por fim, me parece também que existe uma atitude defensiva em relação a discutir ideias. Normalmente as pessoas pensam que discussão tem a ver com briga. É claro que há muitas situações em que, de fato, o debate toma contornos emotivos e muitas vezes acontecem realmente até agressões físicas, sem contar com as verbais.
Mas discutir ideias tem outro sentido.  Discutir vem do latim DISCUTIRE e entre tantos possíveis sentidos está o de arrancar, separar, sacudir as raízes para que saia a terra, a fim de perceber se essas raízes são saudáveis. Era nesse sentido que os romanos usavam a palavra. Para eles, discutir significava sacudir as ideias a fim de verificar se os argumentos que davam base a esses conceitos eram firmes, dignos de serem considerados como verdadeiros.
Precisamos resgatar esses sentidos, e propiciar bons debates, nos diversos ambientes em que vivemos, a fim de esclarecer ideias, fortalecer posições, sempre tendo fundamentação teórica. Não se pode raciocinar partindo de pressupostos advindos do senso comum!!!

Nenhum comentário: