terça-feira, 5 de novembro de 2013

FACILIDADES QUE SE TRANSFORMAM EM DIFICULDADES!!!


Não dá para negar que é muito bom conseguir o que desejamos com certa facilidade. Quem não se sente feliz com uma promoção, com a casa própria, com o grande amor de sua vida a seus pés, com muito dinheiro no bolso ... melhor ainda se todas essas coisas vierem de maneira fácil.....
Lembro-me que quando comecei namorar minha atual esposa, ela vinha de  um relacionamento que não tinha dado certo , e dessa união nasceu um menino que na época em que a conheci já estava com seis  anos. Praticamente com a personalidade formada, segundo os especialistas, embora saibamos que é possível moldar essa personalidade com o passar dos anos.
Próximo ao aniversário do menino comprei um presente para dar-lhe. Imaginei que ficaria contente.Era um quebra-cabeças. 
Mas qual não foi minha surpresa quando ao perguntar-lhe se havia gostado do presente ele hesitou.... Então eu indaguei: Por que você não gostou do presente? " Eu gosto das coisas fáceis respondeu"
É claro que era apenas uma criança, que dentro daquele momento de seu desenvolvimento talvez não houvesse um grande significado,mas aquela resposta me deixou um pouco preocupado.
Os anos foram passando e fui percebendo que aquela criança, aquele menino tinha uma personalidade com dificuldades em aceitar frustrações, em aceitar desafios concretos, em enfrentar a realidade,em aceitar que a vida é feita de lutas, suores, decepções. Essa tendência veio a se fortalecer em sua adolescência e início de idade adulta, e tivemos grandes dificuldades em sua educação.
Hoje , mais maduro consegue administrar um pouco melhor suas decepções, mas sempre procura um atalho, não quer vivenciar o processo, quer colher logos os frutos sem preparar a colheita.
Muitas pessoas enxergam o mundo e a vida dessa maneira. Elas acreditam que deveriam ter isto ou aquilo e quando não conseguem se frustram e sempre procuram algum culpado. Normalmente imaginam que o fruto tem que aparecer de forma natural " como mágica" Não priorizam processos, mas focam apenas nos resultados.
Tive a felicidade de passar em muitos concursos na área da educação. Só nos últimos dez anos já foram quatro. Mas percebo que algumas pessoas percorrem  uma carreira no serviço público , sem no entanto conseguir aprovação. Não porque não sejam inteligentes, mas negligenciam os processos, as vezes se esquecem que para a aprovação em um concurso é preciso começar a estudar anos antes. E na medida que eu estudo anos antes e passo no primeiro os saberes vão se acumulando e dando respaldo para os próximos e o sistema vai se realimentando e se  transformando em um circulo virtuoso.
Todos conhecem a estória da borboleta.... É apenas uma lagarta, mas precisa passar por um processo doloroso para se transmutar em uma bela borboleta. Se alguém, com misericórdia, tentar diminuir seu sofrimento, pode por a perder toda a evolução.
Fuja das facilidades. Normalmente o que vem fácil, também vai. Já ouviu   falar das pessoas que ganharam na loteria , sendo pobres.... depois de alguns anos voltaram a ser pobres de novo.
É claro que depois que nos especializarmos em complexidades, em realmente tirar água de pedra, em criar processos, tudo se tornará muito mais fácil. Mas essas facilidades não são obras do acaso. São processos gerados por muitos desafios, determinação,persistência, inteligência.
Desperte para isso. Abraço a todos!!!

Nenhum comentário: