sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NO CENTRO DO TABULEIRO DA VIDA!!!


Aprendi o básico de xadrez a mais de 20 anos , mas a principio  não me interessei pela continuidade. Gostava mais de jogar damas, embora  sem desenvolver um raciocínio  rápido para esse tipo de brincadeira.
Sempre o xadrez voltava a me inquietar. Há alguns anos atrás comecei a jogar de fato, com um professor, amigo meu na escola em que leciono. Ele, muito mais experiente, ganhava todas as partidas. Mas fui insistindo, até que consegui também vencer algumas.
O tempo foi passando e comecei a treinar pelo computador. Também ensinei meu filho  e minha esposa que aprenderam bastante sobre o jogo.
Aliás jogo não seria o termo correto. Hoje o xadrez é considerado como esporte e o MEC coloca -o como uma das disciplinas a serem ensinadas na escola. 
A lista de benefícios que o esporte proporciona é imensa: Melhora a atenção, concentração, pensamento, intuição, expande nossa visão global, nos ensina a usar de táticas e estratégias, aumenta nossa memória, é um excelente remédio contra o Alzheimer entre muitos outros benefícios.
Como metáfora da vida é perfeito. Vivemos todos em um imenso tabuleiro de xadrez, onde precisamos montar nossas estratégias de defesa, ataque a fim de vencermos nessa existência. 
É fundamental exercermos habilidades de enxadrezista a fim de vencer e continuar com sucesso nossa caminhada.
Ultimamente tenho percebido que muitas das minhas derrotas para meus oponentes se devem não as habilidades deles, mas especialmente a minha falta de atenção, preguiça mental e visão holística.
Na vida também não seria parecido? Por que não avançamos em algumas áreas? Porque muitas vezes nos faltam paciência, visão do todo e motivação pelo que realmente queremos.
Gostaria de começar um novo esporte nesse ano de 2014? Sugiro o xadrez.... Vocês vão se encantar com ele. Experimentem e depois se puderem deixem um comentário.
Bom dia a todos!!

Nenhum comentário: