quinta-feira, 13 de março de 2014

E SE VOCÊ PUDESSE.............. SER MAU?





Minha esposa e eu há muitos anos atrás, ajudávamos um amigo nosso, Pastor em uma pequena Igreja. Era uma comunidade de poucos irmãos, mas muito agradável, onde aos domingos nos reuníamos para cantar e celebrar a Deus. Certo dia em uma de nossas conversas , esse amigo  nos confessou que um dos maiores motivos de sua crença em Deus, era o medo que tinha de ir para o inferno.
Essa mentalidade, sem dúvida, foi alimentada em nosso querido Pastor e em milhões de almas pelo mundo afora, por uma pregação que procurava ganhar a consciência pelo medo. E por que assim agiam?Provavelmente em virtude do conhecimento da alma humana, percebendo que está em um  ambiente calmo, sem muitas regras, sem inibiçoes , sem o medo da punição,  não aceitaria o amor de Cristo e muito menos sacrificar sua vida em prol de pessoas que nem conhece. 
Então , somos bons por conveniência, não por escolha?
Essa temática foi alvo de muitos debates na República, de Platão. Há até uma história, contada por este sobre um anel. Era o anel de Giges. Um pastor , certa vez descobriu em uma caverna um anel. Levando - o colocou no dedo, e ao virar a jóia no anel, para o centro da mão, percebia que ficava invísivel. Aproveitando-se da situação, seduz a rainha, mata o rei e se torna soberano. Assim , na ideia daqueles homens, se houvessem dois anéis e cada um deles fosse dado, a um homem virtuoso e a um injusto respectivamente, o resultado seria o mesmo.... perversidade.
Pergunto a você, que lê essas linhas... se lhe fosse dada a chance de fazer o que quisesse..... ter o dinheiro que quissesse, ter a mulher ou o homem de seus sonhos no momento em que lhe apetecesse, se vingar de seus inimigos sem que eles jamais soubessem, viver de forma invisível fazendo o que todos os seus instintos e desejos permitissem.. sem culpa e sem punição! Você escolheria ser bom, ser virtuoso?
Platão e seus amigos achavam que não.
E você o que pensa disso?
Postar um comentário