sábado, 12 de julho de 2008

BOSSA NOVA :50 ANOS


Não poderia deixar de comentar sobre Bossa Nova. É um estilo que me agrada bastante, assim como a MPB em geral.
Eu como amante da música dou umas "arranhadas no violão". Assim tipo" Garota de Ipanema, Wave, Chega de Saudade" bem básico.
A galera de hoje, principalmente os jovens , não tem muito conhecimento do gênero, talvez por falta de informação, ou mesmo porque os ritmos hoje são tão misturados e diversos e a rapaziada curte mesmo é um "rock paulera".
Mas tenho certeza que quem estiver disposto a conhecer um pouco de bossa, não vai se arrepender.

A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

Há toda uma nova geração de cantores como Adriana Calcanhotto, Fernanda Takai e Roberta Sá, o rapper Marcelo D2, o ex-Los Hermanos Marcelo Camelo e a filha de João Gilberto, Bebel Gilberto.

Nenhum comentário: