quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TEORIA DA EVOLUÇÃO NAS ESCOLAS

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, defende o ensino da teoria da evolução sobre a origem da humanidade nas escolas públicas do país. Ele afirma que os estudantes não devem ser confundidos com outras "hipóteses não-científicas".
Obama expressou essa opinião em uma entrevista publicada na edição desta semana da revista britânica 'Nature', que é dedicada exclusivamente às eleições nos EUA e destaca as posições dos dois candidatos em assuntos científicos.
Enquanto o candidato democrata concordou em responder às perguntas da publicação sobre vários temas, desde a mudança climática até as pesquisa com células-tronco, o republicano John McCain se recusou a fazer isso. Com a decisão, a revista teve de extrair as opiniões do republicano de discursos anteriores e de seu programa de governo.
"Acredito na evolução e compartilho o amplo consenso da comunidade científica de que a evolução foi validada cientificamente", afirmou Obama à "Nature".
"Não acho que seja útil para nossos estudantes obscurecer os debates sobre ciência com teorias não-científicas (...), que não estejam submetidas à apuração experimental", disse.
Já McCain diz acreditar na evolução, mas, como disse em um debate, quando vê o pôr-do-sol no cânion do Colorado vê também 'a mão de Deus". Em entrevista em 2005 disse que "todos os pontos de vista' sobre a origem da humanidade deveriam ser ensinados nas escolas.
Células-tronco
Postar um comentário