segunda-feira, 14 de setembro de 2009

OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO


Livro de Edgar Morin , filósofo francês muito estudado nos meios educacionais, principalmente pela sua teoria da complexidade, ou pensamento sistêmico.
Trata-se de um novo paradigma, que vem alavancar as explicações da atual física moderna e dos sistemas complexos como por exemplo , a sociedade humana.
Morin foi convidado pela UNESCO na criação de conceitos- chaves a fim de aprimorar a educação de jovens e adultos.
Em os 4 pilares da educação Morin coloca como fundamental quatro pilares, quatro conceitos-chave para uma educação de qualidade.
1 - O jovem deve aprender a fazer, criar situações novas dentro de seu cotidiano que venham a modificar para melhor sua realidade, ser criativo no que faz, produzindo valores uteís a sociedade em que vive.
2- O ser humano tem que aprender a conhecer, usar as competências de organizar e selecionar o conhecimento, principalmente ser capaz de transformar informação em conhecimento e usar esse conhecimento de forma prática a fim de participar da evolução social de seu tempo.
3 Temos que aprender a conviver. Um dos grandes desafios de todos os tempos é conviver. Não estou falando de convivência com pessoas que são parecidas conosco. Não. Estou falando de relacionar-se com pessoas que pensam diferente, que sentem diferente, que enxergam o mundo de maneira diferente da nossa, cuja cultura tem outros valores e conceitos diversos do nosso. É a diversidade cultural na prática.

4-Precisamos aprender a ser. Num mundo movido pela mídia onde a propaganda tem influenciado milhões de pessoas a consumir, sem ao menos pensar a respeito disso, uma sociedade que valoriza o ter, que coloca o lucro como objetivo principal, que valoriza mais a propriedade do que a vida humana precisa refletir urgentemente sobre seus valores, cultivando no indivíduo, estendendo a toda a sociedade, noções de autoconhecimento, de ética, respeito pelo outro, subjetividade, valores humanos, compreensão.

Nenhum comentário: