quarta-feira, 23 de setembro de 2009

REBELAR-SE-MUDAR OU SIMPLESMENTE ACEITAR?


Há uma oração muito difundida que diz mais ou menos assim" Senhor dai me forças para mudar o que pode e deve ser mudado, dai me serenidade para aceitar o que não pode ser mudado, e me dá sabedoria para discernir entre uma e outra situação".
De fato, há momentos em nossa vida que nos deixam angustiados. Quem sabe uma promoção que há muitos anos você vem tentando, tem trabalhado com afinco e determinação, fazendo tudo correto segundo seu ponto de vista e de repente .... seu chefe escolhe outra pessoa. Isto já aconteceu comigo. A dor é muito grande, ficamos desiludidos, mal humorados, desalentados. Parece que tudo acaba. A raiva, o ódio, querem tomar conta de nosso ser. E isso é perfeitamente normal porque somos seres humanos. Mas num momento desses tais emoçõe apesar de aparentemente nos permitirem extravassar , não nos trazem benefício algum. Tampouco uma situação de apatia e prostração. Se mudar é o melhor caminho, que se faça isso, mas muitas vezes como aconteceu comigo, a mudança trouxe um bem estar efêmero, porque na verdade aquela situação deveria ser melhor assimilada, ou seja eu devia te-la aceitado e procurado aprender mais com ela, para depois tomar uma decisão.
A aceitação muitas vezes é a decisão mais sábia a ser tomada, pois nos permite refletir sobre os acontecimentos e procurar uma saída , um caminho melhor mas com calma e determinação.

Nenhum comentário: