sábado, 24 de abril de 2010

TODOS SOMOS POLÍTICOS.


O povo de Israel, chamado escolhido era nômade, caminhava em busca de sua Terra prometida. A príncipio, teve sua autoridade maior na figura dos patriarcas que eram homens mais velhos respeitadissimos por toda a tribo. O tempo foi passando, e nos anos que se seguiram a caminhada no Deserto a teocracia consolidou-se como parâmetro do comportamento do povo. Mas era necessário , uma figura humana que representasse a vontade de Deus na Terra, afinal os seres humanos precisam ver, enxergar , se possível tocar para se sentirem seguros. Juízes foram escolhidos para conduzir os israelitas no início da formação da nação.Mas não foram suficientes. Era preciso uma figura mais forte, que tivesse em sua conduta e ação as características de um Grande Rei.E foi assim que os hebreus escolheram seu Rei. Sim, apesar de ter a liderança do Deus todo poderoso precisavam de uma imagem humana para que pudessem confiar.

E foram muitos reis, alguns memoráveis como Davi e Salomão outros simplesmente dispensáveis como Manásses.

E assim foi se formando a história política do povo de Deus.História cheia de altos e baixos, repleta de acertos e muitos erros. Mas o mais importante é perceber que os seres humanos em suas origens sempre elegeram alguém, seja um juiz , um rei e mais modernamente um governo para que pudessem ser representados em seus interesses.

Política não é uma invenção dos gregos com a pólis.Política sempre existiu. São as relações humanas, comerciais, socias entre os diversos membros de uma comunidade.É através desse agir de grupos e comunidades que vão se consolidando interesses e benesses.

Por isso é preciso garimpar , limpar, desmascarar o que se entende por política. Político é um termo dado a homens que supostamente nos representam. Mas políticos somos todos nós, em cada ação que fazemos. Portanto é fundamental saber escolher bem esses homens que irão nos representar,conhecendo seu passado, sua moral, seus costumes , sua visão de mundo, enfim sua vida.

Nenhum comentário: