sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

APRENDER É FÁCIL ´DIFÍCIL É DESAPRENDER.


A Neurociência(estudo de como o cérebro funciona) tem feito muitas descobertas em relação ao cérebro. Uma delas é que o cérebro humano tem grande plasticidade, tem uma facilidade muito grande entre aprender e associar idéias e conceitos ao que já possui.

Isso depende muito de quem o usa de modo correto.

Ler com frequência, passear, ver a vida de diversos ângulos, buscar novos conhecimentos , tudo isso faz com que o cérebro tenha um rendimento muito melhor.

Mas existem situações que fazem com que o cérebro funcione de forma inadequada, travando muitas vezes nosso desenvolvimento como seres humanos. Trata-se de velhos conceitos de idéias ultrapassadas sobre a vida, as pessoas, Deus , o mundo em geral.

Esses conceitos e idéias foram colocados em nossas cabeças enquanto ainda éramos crianças, quando não tinhamos o discernimento necessário para filtrar o que era bom ou não para nós.

Por isso é preciso desaprender. Mas como dito acima, aprender é fácil, o difícil é desaprender, é deixar para trás medos , preconceitos, distorções de raciocínio,ídéias feitas pelos outros , mas que não servem para nossa vida. ...

Só podemos agir de forma verdadeiramente livre quando deixarmos de ser robôs manipulados pela mídia, por tradições e conceitos religiosos,moralismos.

Jesus disse : Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .

Um comentário:

Recolore disse...

Linda essa postagem.
Muito interessante.
Rosana.