segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CORAÇÃO DE ESTUDANTE!!!







Lembro-me com saudades dos anos 80. Década de muitas lutas, de muito idealismo, Diretas já, e um forte sentimento de liberdade, de buscar a livre expressão. Vivemos cerca de 20 anos em uma Ditadura Militar onde direitos individuais e políticos foram cerceados... Não podíamos falar o que pensávamos, e as vezes nem sonhar....
Uma música marcou demais minha juventude... Coração de Estudante de Milton Nascimento.
Uma música que Milton fez em homenagem a um estudante , Edson Luiz, morto em uma passeata  em 1.968, que pedia a liberdade de expressão.
Coração de estudante é de fato uma música lindíssima. Fala entre outras coisas de sonhos , de conquistas, de lutas, mas principalmente de esperança , juventude , fé,pilares da existência humana.
Temos visto na atualidade muitas pessoas , sem muito compromisso com situações que ocorrem em seu país, em sua cidade, ou até mesmo em seu bairro.
Talvez por falta de tempo, ou mesmo por desinteresse....
Mas é muito importante participarmos de alguma forma, dos acontecimentos da vida pública, pois isso nos faz cidadãos, nos faz exercer nossa cidadania.
Lembro-me que sempre falava para meus alunos da 5º série sobre cidadania, e gostava muito dessa parte do currículo, dizia a elesl.. O que é história.... Quem faz a história...
Depois de muitas respostas como ... Quem faz a história são os heróis, os ricos, as grandes personalidades, eu arrematava:
Nós todos fazemos a história... Você faz a história vindo para a escola e fazendo seu melhor.....

Precisamos cuidar do broto, da semente para que dê flor e fruto. Precisamos ensinar nossos jovens a acreditar em seus sonhos e no País em que vivem......

Nenhum comentário: