terça-feira, 24 de abril de 2012

GIGANTE ADORMECIDO!!!




No começo das sociedades humanas, o poder era exercido pelas mulheres: era o chamado matriarcado. Nessa época,as pessoass andavam em pequenos grupos e tudo era compartilhado.
Passaram-se os anos e a divisão de trabalho foi se acentuando. As mulheres se dedicaram mais a coleta de alimentos e aos cuidados com a casa e os filhos, enquanto o homem foi adquirindo poder, através da caça, tornando-se o provedor.
Com o desenvolvimento das sociedades , alguns começaram a acumular bens e riquezas e isso gerou uma divisão de classes.
Nos dias atuais ,as coisas permanecem iguais. Muitos tem pouco e poucos tem muito, gerando conflitos cada vez maiores dentro da sociedade.
A dominação continua sendo exercida pelos homens, mas de forma sutil. Pessoas são manipuladas todos os dias e as vezes nem percebem.
Direitos existem, mas estão no papel, o cidadão não consegue exerce-los de forma adequada.
O conceito de cidadania foi criado na Grécia , e aprimorado com o passar dos anos. Hoje ele engloba os direitos civis, sociais e políticos.
Muitas vezes , acreditamos que direitos são dados, presenteados a nós pelos governos e sociedade, mas isso é um grande engano.
Direitos precisam ser conquistados, e isso ocorre muitas vezes de forma conflituosa, pois os que detêm o poder não querem de forma alguma compartilha-lo
Ainda somos cidadãos de papel, vivemos uma ilusão de que somos cidadãos proativos, mas apenas alguns dão sua cara a tapa.
A maioria prefere viver no silêncio,,,,, Precisamos acordar esse gigante adormecido!!!  

Nenhum comentário: