terça-feira, 22 de maio de 2012

ESPÍRITOS LIVRES!!!!


As Treze Colônias da América foram fundadas por colonos que vieram da Inglaterra, por não terem mais  condições de crescer e progredir, devido a crises políticas econômicas e sociais. 
Chegaram a uma terra com poucos recursos naturais, bem diferente das colônias da América do Sul, onde portugueses e espanhóis encontraram ouro e pedras preciosas em proporções gigantescas.
Mas havia um diferencial nesse povo. Seu espírito empreendedor, de ousadia, de coragem....
Mesmo como colônias da Inglaterra não aceitaram o jugo desigual ,não porque eram rebeldes, mas sim porque acreditavam, se viam como uma Nação livre.
Infelizmente não é o que acontece aqui no Brasil. Apesar de termos muitos empreendedores, muitos talentos, ainda somos um povo que anda de cabeça baixa, que não ousa acreditar em si.
Somos ensinados a obedecer desde que nascemos.... Nossos pais, nossos professores, nossos líderes espirituais. Mas não é uma obediência saudável, que todos nós temos que ter sim, mas uma obediência doentia, cega, que tira de nós o  poder de decidir nossos destinos.
Não quero a obediência da ovelha muda, como muitos pregam por ai, pois essa obediência não produz fruto nenhum, a não ser a submissão cega. Quero uma obediência por princípios, que me dê direito de enxergar, de poder opinar, de ser livre para escolher meus caminhos.
A história da Humanidade é uma história de luta pelos seus direitos, de buscar sua liberdade.
Apesar de termos avançado muito, de defendermos a democracia, de termos um discurso de gestão participativa, existem "feudos " dentro de escolas, empresas, igrejas que ainda praticam o modelo autoritário da ditadura militar.
Ter opinião própria, não aceitar o tratamento autoritário, expressar suas  idéias  sem sofrer censura, não é ser insubmisso. É ser cidadão.
No artigo 5º que abre o capítulo I de nossa Constituição está escrito " É livre a manifestação do pensamento. É livre a manifestação de opiniões e idéias. Será punida por lei toda forma de cerceamento a esses direitos"
Como todas as instituições estão subordinadas a Carta Magna, todas devem seguir a lei..
É conhecendo nossos  direitos, lutando por eles, acreditando num mundo mais igual, não aceitando o autoritarismo . que estaremos caminhando para sermos espíritos livres, independentes, e responsáveis.

Nenhum comentário: