terça-feira, 15 de maio de 2012

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR!!!


Sou o caçula da minha casa: fui criado até adolescência por quatro  irmãs e também pela minha querida mãe. 
A visão de mundo da mulher é bem diferente do homem, pois normalmente elas tem sempre mais sentimentos, são avessas a brigas ( pelo menos naqueles tempos) e buscam a todo momento ajudar o próximo.
Cresci assim com uma visão pacifista e cordial, de que era preciso amar a todos, pensar nos outros, renunciar.....
Talvez a própria visão dessas mulheres dos tempos antigos estivesse meio enviesada, pois sabemos que a sociedade funciona de um jeito bem diferente .
Provavelmente o ideal cristão estivesse presente nesta forma de pensar de minha mãe e minhas irmãs e de muitas pessoas que ainda cultivam essas atitudes e sentimentos.
No entanto, é preciso ter limites nesse altruísmo.... Muito se tem falado sobre amor ao próximo, sobre se colocar no lugar do outro, sobre os males do egoísmo, mas por outro lado é fundamental , antes de mais nada que sejamos fiéis a nós mesmos.
Não conseguiremos jamais oferecer nada de bom a ninguém, sem antes termos aquilo dentro de nós.
Impossível dar amor, se não tivermos a experiência de amor em nossos corações... não posso amar alguém sem antes me amar.
Ama a teu próximo, como a ti mesmo... Antes de amar meu próximo preciso me amar, preciso me colocar como prioridade .
Quem já andou de avião sabe muito bem das inúmeras instruções que o comandante dá aos passageiros antes de alçar voo. Num determinado momento ele diz " Em caso de despressurização coloque a máscara de oxigênio primeiro em você" , Imagino que assim seja , pois é somente quando estamos bem,  poderemos  ajudar aos outros do nosso lado..
É bom ser um pouco egoísta , dentro da medida certa ajuda a nos proteger e nos capacita a ajudar aos outros.
Eleja você como o principal personagem da sua história, coloque suas prioridades como metas a serem atingidas. Somos também imagem e semelhança de Deus.

Nenhum comentário: