sexta-feira, 15 de junho de 2012

A SIMPLICIDADE DA FILOSOFIA!!!!


Talvez para muitos a palavra filosofia cause um mal estar, visto que está associada a uma ideia de pensamentos elevados, críticos, de difícil entendimento próprio de intelectuais e filósofos.
Quem sabe ainda pode remeter a discussões áridas e sem fim sobre assuntos maçantes e que a principio não acrescentam nada a nossa existência, e a vida prática do dia a dia.
O significado da palavra é bem simples : amizade da sabedoria, o que demonstra que o pensamento filosófico  está relacionado na verdade com nossas atitudes, com o que pensamos e fazemos de nossas vidas.
Filosofia em muitos casos é erudição sim, existem muito filósofos com um pensamento complexo, difícil de ser interpretado.
No entanto , de certa forma todos nós praticamos a arte de filosofar quando nos indagamos a respeito de nossa existência, quando tentamos entender o sentido de nossas vidas e das situações que ocorrem em nosso cotidiano.
Filosofar portanto é algo sadio, prazeroso e que qualquer pessoa pode fazer.
Também podemos dizer que a filosofia nos dá respostas para muitas dúvidas existenciais que temos, além de nos proporcionar o prazer de um pensamento  diferente, que tenta ultrapassar o senso comum , ou simplesmente se adequar ao pensamento religioso.
A filosofia nos abre horizontes, nos faz respirar novos ares, nos mostra que a outros caminhos, que é possível uma formação filosófica que trabalhe o caráter, o sentimento, as emoções, que faça e produza um ser humano melhor,mais  equilibrado.
Portanto a filosofia pode ser usada como mais uma ferramenta para nosso autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Um comentário:

lenildo disse...

São pessoas que não acreditam em Deus, este negócio de que alguém profetizou que dia/mês e ano vai acabar o mundo já encheu o saco!