domingo, 30 de dezembro de 2012

MENINO BRINCA DE BONECA!!!



“Nenhuma mulher nasce com desejo de lavar louça, nenhum homem  nasce com vontade de sustentar a mulher” ( Martha Suplicy)
Os papéis sociais que vamos viver pelo resto de nossas vidas é determinado bem no inicio de nossa infância.
Fica claro para a criança , menino ou menina o seu lugar dentro do sistema social.
Normalmente os meninos são incentivados a brincar de bola, a serem agressivos, falarem “ palavrões” . Pais até incentivam comprando brinquedos  que simulam armas de verdade para os meninos e bonecas para as meninas.
As tarefas cotidianas de um lar como lavar louças por exemplo, são exclusivamente práticas femininas .
Isso tem mudado muito hoje em dia é certo. Não existe mais tanta rigidez nos conceitos, as meninas jogam bola , até se tornam jogadoras profissionais, mas muito do machismo ainda persiste nos papéis sociais,
Menino brinca de boneca é um livro lançado em 1990 tomado como referência pelo Ministério da Educação para a alfabetização de nossas crianças. Recebeu diversos prêmios entre os quais  o Prêmio Monteiro Lobato.
Muitas pessoas criticam o livro, dizendo que o mesmo  ensina o homossexualismo. Na verdade o autor nos leva a repensar valores, a compreender os papéis sociais que vivemos e que muitas vezes não escolhemos viver, mas são impostos pelos nossos educadores.(pais, mães, professores)
Precisamos acompanhar a evolução da sociedade. Não adianta buscarmos encaixar o anseio de algumas minorias em estereótipos religiosos de “certo e errado”.
A Bíblia ensina que Deus nos criou com o livre arbítrio, e que por isso o homem definiu  seu caminho, desde o Éden quando conscientemente escolheu o fruto proibido. Apesar das consequências, toda escolha é validada pelo livre arbítrio.
Precisamos entender que numa democracia, todos tem direito a voz, todos tem direitos a suas escolhas e apesar de não concordarmos com muitas idéias temos conviver com elas e respeitá-las.

Nenhum comentário: