terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O COMEÇO É SEMPRE ESCURO!!!



Nossa sociedade é voltada para resultados , e resultados quase sempre exigem uma grande quantidade de informação e muita ação. Desde crianças somos ensinados que precisamos crescer, que o mundo lá fora não é fácil e que precisamos ter o pé no chão.
Isso retira de nós muito de sonho, imaginação e criatividade e nos faz sermos adultos até mesmo antes do tempo. Pelo menos é o que acontecia na minha infância e adolescência a uns 25 anos atrás. É certo que muita coisa mudou, hoje os jovens tem mais tempo para brincar, se divertir, casar mais tarde, viver com os pais mais tempo. Mas para os que não tem uma condição financeira adequada vale o principio “ pé no chão” , crescer o mais rápido possível para ajudar a família.
O pai de Bastian de História sem fim tinha o mesmo pensamento para o filho. Numa das cenas iniciais do filme ele admoesta o menino de que este precisa ir melhor em matemática, que suas notas estão muito ruins, que ele Bastian precisa ter os pés no chão, precisa sair do mundo da imaginação em que vive.
Mas Bastian é diferente. Tanto é que ao ir a escola, acaba “ matando aula” para ficar lendo um livro que ele havia encontrado. A história sem fim. Nessa história, o menino é personagem e ator ao mesmo tempo. E vai perceber no final do filme , que Fantasia está em suas mãos e mais . que a continuidade de Fantasia depende de sua ação.
Assisti muitas vezes história sem fim, por conta de meu menino ainda pequeno... Ele era fascinado pelo filme... Eu também sempre achei que a história tinha muito mais para ensinar para os adultos do que para as crianças.
No final  ,Fantasia é praticamente destruída  pelo Nada, Sobra apenas, nas mãos da Imperatriz, uma partícula minúscula , que pode ser o início de tudo
“Porque está tudo tão escuro pergunta Bastian..... O começo é sempre escuro , responde a Imperatriz.
Sim , todo o começo é feito na escuridão, na incerteza, no medo de dar ou não certo, mas é preciso prosseguir, é preciso acreditar que dias melhores virão, que somos capazes de sonhar e transformar esses sonhos em realidade!!! Precisamos sim crescer, mas acima de tudo temos que manter dentro de nós a magia de sonhar, de imaginar... de vivenciar o impossível!!!

Nenhum comentário: