terça-feira, 26 de março de 2013

SÓ O PRAZER VENCE AS DROGAS!!!


Temos assistido a uma luta diário de governos, sociedade organizada, Ongs e diversos órgãos mundiais no embate contra as drogas. Observamos também, que apesar de todos os esforços, poder econômico, os resultados são pífios. Traficantes continuam dominando cidades, regiões e até países. Pessoas de diversas classes sociais tem vivido na dependência de um vício que pouco a pouco vai lhe roubando tudo.... sua vida, seus amigos, as pessoas que mais ama, até transformá-los en algo deplorável,   um caco.
Até algum tempo atrás se dizia que as drogas eram um problema de famílias desestruturadas, da miséria e falta de perspectiva dos jovens.
Mas a realidade tem mostrado outras facetas. Jovens de classe média alta, com possibilidades enormes de futuro, tem sucumbido ao uso de entorpecentes. Pessoas que talvez ao olharmos jamais imaginaríamos que estivessem sob o domínio do vício. Não há explicações simplistas. É uma rede que engloba problemas econômicos, sociais, culturais, espirituais, biológicos, mentais....
Ontem assistindo ao programa Roda Viva da Cultura ouvi a declaração de uma neurocientista a Dra Suzana Herculano, que reforça algo que eu já tinha ouvido falar. " Droga dá prazer. Droga é usada porque produz um prazer muito mais intenso que qualquer situação que vivenciamos na nossa vida. "Por isso ela vicia. Porque é gostoso. o centro de recompensa do cérebro sempre quer ver a experiência repetida!!!
Enquanto não abordarmos a questão da droga sob esse prisma teremos poucos resultados. 
E o que fazer então... Para o cérebro a única forma de largar a droga é substituindo por algo quer também dê prazer. Ou até mais prazer. 
Usar droga dá um grande barato, mas o custo desse barato é extremamente alto, Por isso é preciso oferecer ao viciado algo que substitua de forma prazerosa a substância que seu corpo tanto deseja.
Precisamos buscar respostas em diversas áreas do conhecimento humano. Religião, espiritualidade, ciência, educação, tratar o assunto com uma visão holística!!!
Postar um comentário