quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SOMOS A SOMA DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS!!


Adolescente é quase sempre igual. Em todos os lugares , em todos os tempos, a inquietação , a autosuficiência, uma certa arrogância. Como adultos muitas vezes nos assustamos, e até mesmo nos horrorizamos com muitas coisas, mas de certa forma, também fomos assim, talvez não no grau e intensidade com que se vive a adolescência no dia de hoje.
Há alguns anos, quando ainda em sala de aula, ta vez uma jovem me questionou e de certa forma me desafiou em relação a algumas atitudes. Ao explicar-lhe meu ponto de vista, deixei bem claro que me pautava pela minha experiência. Talvez o jovem no dia de hoje , em alguns momentos seja mais ágil do que eu, na tecnologia, nos seus relacionamentos interpessoais, na maneira como absorve as informações e trabalha com a realidade. Como professor, não sou mais o referencial para os alunos, como há trinta ou quarenta anos atrás. Hoje, muito do que ensinamos pode ser absorvido de outras maneiras, existem os vídeos na Internet, a televisão, a mídia escrita.
"Experiência não se compra em supermercado finalizei". A jovem, meio surpresa e contrariada com a resposta, terminou a discussão ali.
Talvez esse seja o nosso grande trunfo. Experiência. Não que ela seja como uma receita de bolo,onde existem os ingredientes corretos , uma maneira única de fazer algo. Minha experiência não pode servir de modelo para a vida de meus alunos ou meus filhos, mas podem ser setas importantíssimas, para evitar um percalço, um abismo.
Somos a soma de todas as nossas experiências. Das boas, das más, das escolhas certas e erradas que fizemos, e é esse conjunto de vivências que nos permite ser ainda um porto seguro para nossos jovens!!! 

Nenhum comentário: