quarta-feira, 19 de maio de 2010

PORQUE NÃO CONSEGUIMOS FAZER 3 COISAS AO MESMO TEMPO?




Não se preocupe se você não consegue escovar os dentes, cozinhar e ver televisão ao mesmo tempo. Na verdade, de acordo com um estudo da universidade Pierre et Marie Curie, de Paris, na França, você é completamente normal. Segundo os pesquisadores, quando se encontra com duas tarefas simultâneas, uma parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal medial (MFC, na sigla em inglês) se divide e foca uma parte em uma coisa e a segunda parte em outra. Contudo, quando uma terceira tarefa aparece, as coisas ficam mais confusas. As informações são do Live Science.

"O que os resultados realmente mostram que é nós conseguimos rapidamente dividir tarefas. Nós podemos cozinhar e atender ao telefone, e alternar entres essas duas atividades. (...) Contudo, nós não podemos com mais que duas tarefas", diz o pesquisador Etienne Koechlin. Os resultados do estudo serão publicados na edição desta semana do jornal Science.
De acordo com a pesquisa, o MFC faz parte do cérebro "motivacional", que ajuda a monitorar o valor das recompensas. Os estudos monitoraram 32 pessoas com ressonância magnética funcional (fMRI). A elas foram apresentadas letras maiúsculas em uma tela e elas tinham que determinar se as letras estavam em ordem correta.
Caso a tarefa fosse executada corretamente, os participantes recebiam recompensas em dinheiro. Conforme aumentavam as recompensas, mais ativa fica a região do cérebro correspondente ao MFC.
Os pesquisadores então decidiram dificultar a tarefa: agora, além de letras maiúsculas, os participantes tinha que cuidar das minúsculas, alternadamente com as primeiras. Durante esta fase, o MFC dividiu o trabalho, um hemisfério do cérebro respondia às recompensas pela atividade com as letras maiúsculas, enquanto o outro com as minúsculas.
No momento seguinte, os pesquisadores introduziram uma terceira tarefa, também envolvendo letras. Contudo, a precisão de acertos caiu consideravelmente. "Os participantes começaram a agir como se sistematicamente esquecessem de uma das tarefas", diz Koechlin.
Ainda de acordo com a reportagem, o estudo explica também dúvidas sobre dificuldades em achar soluções para problemas com mais de duas respostas. Estudos anteriores indicam que pessoas gostam de escolhas binárias. "Isso ocorre talvez porque seu cérebro não consegue acompanhar as recompensas envolvendo mais de duas escolhas", diz Koechlin.

Nenhum comentário: