segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CONFLITO DE IDÉIAS!!!



Minha esposa e eu temos o hábito de acessar com muita frequência o Facebook. Neste espaço postamos nossas idéias, fotos, enfim estamos ligados com o mundo.
Com o mundo mesmo... Dia desses minha esposa adicionou um egípcio; ele estava relatando os últimos acontecimentos da Primavera árabe.
A amizade ia muito bem, inclusive compartilhando o Citivylle , um jogo famoso do face. Mas então... Minha esposa tem uma visão cristã do mundo... O egípcio uma visão árabe, e aí ?
Quando tentamos compartilhar idéias tudo bem... Mas as duas visões de mundo, tanto de minha esposa quanto do egípcio, são tendências a aglutinar pessoas para seu modo de ver a realidade: o evangelismo mundial do cristianismo contra a guerra santa de Maomé... Resumindo... ganhar almas para sua fé. Choque de civilizações.
E realmente a até uma teoria sobre isso: É do cientista político Samuel P.Huntington

"Minha hipótese é que a fonte fundamental de conflitos neste mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica. As grandes divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será cultural. Os Estados-nações continuarão a ser os atores mais poderosos no cenário mundial, mas os principais conflitos da política global ocorrerão entre países e grupos de diferentes civilizações. O choque de civilizações dominará a política global. As falhas geológicas entre civilizações serão as frentes de combate do futuro."

Eu penso também por esse caminho.
As culturas e tendências do mundo futuro terão grande impacto nos conflitos.
Espero sinceramente que as pessoas consigam compartilhar idéias, respeitando os limites ideológicos e religiosos de cada um. Somente dessa maneira conseguiremos ter um mundo pacífico. Querer ganhar a pessoa para sua maneira de pensar não é uma forma inteligente de viver a vida!!!

Nenhum comentário: