domingo, 29 de janeiro de 2012

APRENDER É FÁCIL: O DIFÍCIL É DESAPRENDER!!!


A Neurociência (estudo de como o cérebro funciona) tem feito muitas descobertas em relação ao orgão. Uma delas é que ele tem grande plasticidade, facilidade imensa de aprender e associar idéias e conceitos ao que já possui.

Isso depende muito de quem o usa de modo correto.

Ler com freqüência, passear, ver a vida de diversos ângulos, buscar novos conhecimentos , tudo isso faz com que o cérebro tenha um rendimento muito melhor.

Mas existem situações que fazem com que ele funcione de forma inadequada, travando muitas vezes nosso desenvolvimento como seres humanos.
Trata-se de velhos conceitos de idéias ultrapassadas sobre a vida, as pessoas, Deus , o mundo em geral.

Esses conceitos e idéias foram colocados em nossas cabeças enquanto ainda éramos crianças, quando não tínhamos o discernimento necessário para filtrar o que era bom ou não para nós.

Por isso é preciso desaprender. Mas como dito acima, aprender é fácil, o difícil é desaprender, é deixar para trás medos , preconceitos, distorções de raciocínio,idéias feitas pelos outros , mas que não servem para nossa vida. ...
O mundo passa por uma grande crise de percepção, o que nos impele a buscar novos paradigmas e só podemos fazer isso com uma mente aberta, que está disposta a enxergar a vida sob diversas facetas, procurando não julgar esta ou aquela cultura, mas convivendo com as diferenças.

Só podemos agir de forma verdadeiramente livre quando deixarmos de ser robôs manipulados pela mídia, por tradições e conceitos religiosos,moralismos.

Jesus disse : Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .

Nenhum comentário: