terça-feira, 28 de agosto de 2012

A INSANIDADE PELO NOVO!!!


É muito gostoso conhecer pessoas, situações, lugares e vivências diferentes.
De certa forma , parece que quando estamos em contato com algo novo, isto nos faz um bem muito grande , nos rejuvenesce.É fácil de perceber isso. Quando vivemos com pessoas já velhas, a tendência é termos uma visão mais acomodada da vida, até uma certa nostalgia. Já na companhia dos jovens, parece que os astral muda, nos tornamos mais dinâmicos.
Mas o que me assusta , não é o fato de que estamos sempre mudando e buscando o novo. O assustador é que esse novo se tornou algo inexorável, uma ditadura, uma forma de vida. As pessoas mudam de carro, de roupas, de televisão, de casa incessantemente. 
E para aqueles mais modernos, mudar de marido ou mulher.... É´preciso mudar, é preciso estar a frente.....
A essa ansiedade exagerada pelo novo dá se o nome de neofilia.
A neofilia é um mal das sociedades modernas, massacradas pelo estilo de vida consumista de uma civilização  que busca na incessante novidade uma maneira de mascarar seu vazio existencial.
A moda dita a regra, pessoas querem andar de acordo com padrões estéticos ditados pela mídia, pelas atrizes  famosas..... Querem vestir roupas de marcas, buscarem um estilo personalizado para se sentirem melhores, para que os outros a vejam como alguém diferente.
Mas na verdade, o que se esconde por detrás dessas atitudes é muitas vezes um condicionamento aos ditames da sociedade, uma alienação de si mesmo.
Não importam os valores internos, a beleza da alma. O que importa é a roupa de grife, o perfume importado.
Precisamos isso sim renovar nossa mente, nossos valores espirituais, nossa forma de olhar o mundo, refinar nossa sensibilidade.  São esses os valores que purificam e nos tornam mais humanos, mais jovens, mais antenados com a Vida!!!

Nenhum comentário: