terça-feira, 21 de agosto de 2012

A VIDA DECORADA!!!


Nos meus tempos de escola era comum os professores terem uma grande influência sobre todos os alunos. Além do respeito, havia a certeza de que aquela pessoa conhecia o que fazia e nos ensinaria da maneira correta os conhecimentos necessários para nosso futuro.
E era despejado sobre nós, um grande número de idéias , de conceitos, a fim de que nos tornássemos "entendidos" naquela matéria.
O aluno considerado capaz, era aquele que conseguia decorar tudo, e portanto tomava dez na prova.
O sistema funcionava na base da decoreba.
Isso durou décadas, até que alguns educadores começaram a questionar o ideário dessa escola.
Paulo Freire, um educador brasileiro qualificou de " educação bancária" esse tipo de ensino. Segundo ele, nesse contexto educacional o aluno é considerado como um depositário onde simplesmente são colocados os conhecimentos e pronto. Não há nenhuma atividade  em relação ao conhecimento. Ele apenas recebe.
Nos dias atuais , conceitos educacionais como estes estão totalmente ultrapassados, embora muitos ainda gostem deles. 
Na sociedade contemporânea o que vale é a interatividade, a pessoa como sujeito de seu conhecimento, vivendo um mar de possibilidades advindas da sua proatividade.
Mas infelizmente essa decoreba não se restringia aos bancos escolares, mas na vida como um todo.
Nossos pais nos recitaram uma cartilha a ser seguida, de acordo com uma visão de mundo antiquada, nossos líderes espirituais continuam ensinando apenas uma religião de 2000 anos atrás, num mundo agrícola, rural , sem tecnologia alguma, e querem que acreditemos que tudo vai acontecer de acordo com o que acontecia naquela época.
Decoramos Deus. Não o vivencianos, não somos ativos em relação a ele. Somos apenas um vaso onde é depositado seu Poder.
A vida vai além de si mesma, está muito distante do que nos ensinaram e só podemos apreende-la se interagirmos com suas diversas facetas,
Deus está além de sua Palavra, Ele não está contido nela, Ele a ultrapassa e transborda em múltiplas formas A vida não é um livro pronto onde algumas pessoas sabem todas as respostas. Antes é como um diário a ser escrito todos os dias pelas nossas escolhas e tentativas!!!

Nenhum comentário: