segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EFEITO PAPA LÉGUAS


Levantei-me cedo como em todas as manhãs, para acordar meu menino de 13 anos Ele está na sétima série de manhã. Preparei o café ( que cheirinho gostoso...) e sentei-me para assistir junto com meus filho aos desenhos da manhã.
Começou a passar o Papa Léguas, Lembrei um pouco da minha infância, pois ficava horas e horas assistindo os mesmos desenhos. Bateu uma saudade, mas a vida caminha....
Talvez o personagem mais interessante nem seja o Papa Léguas, mas o Coiote. Ele sim , que todos os dias incansavelmente bola centenas de planos para conseguir seu prato favorito: Papa léguas assado.
Com o passar do desenho vamos percebendo que o Coiote tem dentre suas principais qualidades , a persistência. Aconteça o que acontecer, ele sempre tenta novamente. Assim como ele, precisamos incorporar essa persistência em nossas vidas, esse desejo irresistível de alcançar nossos sonhos, de completar nossa missão.
É claro que há uma grande diferença entre nós e o Coiote. Ele é indestrutível, pois apesar dos tombos das dinamites, das enormes rochas que caem sobre sua cabeça, na cena seguinte ele está de volta, novinho em folha.
Mas analisando por outro lado, embora tenhamos uma constituição frágil, temos também um espírito eterno, indestrutível a tudo e a todos. Basta desejar.
Mas fico pensando: Cada plano do Coiote é muito inteligente. São milhares de estratégias bem interessantes... Mas no desenvolver da trama vamos perguntando. Tinha que dar certo, mas porque não deu....
Penso que o Coiote é um excelente estrategista, mas falta-lhe um pouco de tática, um bom planejamento, e principalmente saber esperar.
Em nossas vidas as vezes acontece algo parecido. Quantas pessoas fazem bons planos, até algumas brilhantes, mas invariavelmente acabam por se frustrar. O que deu errado... o plano era tão bom.
Sim , mas as vezes falta consistência, falta tranquilidade para esperar o momento certo, falta reavaliar as estratégias, perceber onde aconteceu o erro, e da próxima vez fazer direito.
Cada um em algum momento já foi ou se sentiu como o Coiote. Mas o mais importante é entender que é possível realizar nossos sonhos, se tivermos uma boa estratégia, um bom planejamento e táticas adequadas para conquistar o que queremos.

Nenhum comentário: