sábado, 27 de outubro de 2012

COMO É BOM CAMINHAR!!!!



O exercício físico é reconhecido mundialmente como um dos comportamentos mais importantes para o ser humano. Pessoas que praticam exercícios são mais saudáveis, aumentam sua auto-estima, tem mais idéias, tem mais humor, rejuvenescem ,prolongam suas vidas.
Mesmo sabendo de tantos benefícios algumas pessoas ainda são sedentárias, expondo seu corpo e sua vida a uma série de consequências negativas causadas por uma má alimentação e falta de atividade física. Imagino que muitos óbitos poderiam ser evitados se as pessoas se conscientizassem de que fazer exercícios é um dos pilares de nossa existência, não é algo  a ser feito quando tivermos tempo, mas um hábito. Precisamos fazer do exercício um hábito.
Penso que o maior benefício gerado pela atividade física é o prazer. E as pessoas vivem em busca de que? Prazer.
Freud já nos ensinava há séculos atrás que o indivíduo sempre busca em todo seu comportamento o prazer e por conseguinte evita a dor.
A Ciência tem comprovado que praticar exercícios libera substâncias químicas no corpo que nos dão prazer.
E como é bom caminhar. Na minha idade ( beirando os 50) já não há muito espaço para um exercício mais pesado, mas uma caminhada de 2 horas enche minha cabeça de idéias. Sinto uma alegria muito grande, disposição e vontade continuar caminhando... depois de se começa não queremos parar mais.....
Ao invés de ficar tanto tempo no computador, na frente da televisão ou em outra atividade passiva, tenha por objetivo nesta semana, começar a se movimentar. Talvez uma leve caminhada de 15 minutos para " esquentar o motor". E pouco a pouco você verá  esses minutos se transformarem em horas de muita satisfação!!! 

Nenhum comentário: