sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

REINVENTANDO A VIDA!!!



Sempre fui fascinado por estórias. Desde criança, me debrucei sobre os livros de Monteiro Lobato, Julio Verne e Agatha Christie , Posso dizer que fui um pré adolescente e um adolescente leitor. Eram esses personagens que povoavam e iluminavam a vida de um jovem tímido e de poucos amigos.
Não posso me esquecer dos contos de fadas. Sim as estórias de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho a  Bela Adormecida e outras me eram muito conhecidas.
Em especial os contos de fadas  com suas bruxas, castelos, príncipes e princesas..... Um mundo mágico .
Mas a maioria das versões que conheci das estórias eram vindas dos estúdios Disney, e em sua totalidade apresentavam um enredo  romanceado, com forte polaridade entre o bem e o mal e principalmente com uma certa passividade dos seus heróis .Mas isso está mudando,
Muitos filmes que retratam os contos de fadas tem mostrado outra face de seus heróis. Na fábula de Rapunzel por exemplo, o filme Enrolados mostra uma heroína que pasmem, corta seus cabelos e foge com um cara bandidão!!!
Branca de Neve outra famosa heroína também está mais determinada. Não é mais aquela passiva jovem que sofre nas mãos de sua madrasta, mas uma adolescente  determinada que usa até espada para se defender!!!
Chapeuzinho Vermelho então, nem se fale, cada dia novas versões mostram um outro destino para essa menina!!!
A realidade é que nos contos originais as personagens tinham destinos bem diferentes do que imaginados pela Disney e os novos livros de contos infantis. Para proteger as crianças houve uma filtragem dos elementos sombrios, das mortes, da sexualidade , muito presentes nos originais.
Parece que novamente outras leituras, ou o resgate de versões antigas está em voga.
O mais importante é perceber que na vida nada é fixo. Tudo está em movimento e as idéias não fogem a essa regra.
O que pensamos estar correto em um determinado tempo  pode não ser a escolha de outras gerações.
Reinventar-se é importante , é buscar novos caminhos. É também entender que somos nós os responsáveis pela nossa história. Se não gostamos de algo, podemos mudar, podemos nós também nos reinventar a cada dia!!!

Nenhum comentário: