sábado, 2 de fevereiro de 2013

GARIMPANDO IDÉIAS!!!


Nada na vida é fácil. Pra conquistarmos as coisas é preciso muita dedicação, persistência e a certeza de que sempre é preciso recomeçar!
Imagine por exemplo, encontrar ouro. Quem deseja empreender tal objetivo deve estar ciente que terá muitos desafios. Primeiro é preciso pesquisar um local adequado. Depois usando técnicas de garimpo encontrar pedrinhas de ouro em meio a muitos cascalhos. Nem tudo que reluz é ouro como diz o ditado. Há muitas pedrinhas parecidas com ouro e só o olhar aguçado de um ourives pode dizer com certeza se é de fato o metal precioso. Depois é preciso registrar a área na Prefeitura como objeto de exploração. E então mãos a obra. Trabalho, cansaço, desafios....
Podemos usar a analogia da busca do ouro, com a busca de certezas, de idéias, da verdade por todos nós.
Vivemos num mundo repleto de ideologias ..... Qual a mais correta, qual aquele pela qual posso dedicar minha vida, meus pensamentos? É uma tarefa hercúlea .
Temos visto recentemente na vida política brasileira, um acirramento ideológico entre os partidos de base do governo e os da oposição. Meias verdades são lançadas na imprensa, nas mídias sociais e muitas pessoas tem compartilhado essas idéias , sem ao menos pesquisar, perguntar, questionar!
Principalmente nossos jovens as  vezes são linfluenciados a crer que estão levando ouro, mas as vezes é só cascalho. É preciso o olhar aguçado de quem conhece a história, de quem entende que os eventos recentes de um país, qualquer país, fazem parte de um contexto muito maior, de processos que remontam o início de sua formação política, social cultural e econômica. Não se muda o Pais por decreto. Não se muda processos históricos em cinco ou dez  anos. Muitas vezes dezenas e até centenas de anos são necessários para que haja mobilidade social, política, para que se evolua.
Isso não é somente em política. Na psicologia humana também. O homem, desde que surgiu na Terra mudou muito. Graças a seu trabalho transformou a Natureza, inventou a tecnologia e essa tecnologia está transformando a sua forma de viver. Mas interiormente a grande maioria da raça humana é muito parecida com aquela que abandonou as cavernas para iniciar a agricultura. Pouca coisa mudou. A evolução desse processo é lenta!!!
E as religiões ... Nos dias atuais o que não falta são denominações pregando a Bíblia. Qual delas está correta. A maioria ,infelizmente busca a realização dos interesses materiais e acumulação de bens . Religião hoje em dia é sinônimo de "pedir dinheiro".
A espiritualidade não é isso. Espiritualidade é ver que em cada situação, em cada vivência há sempre algo mais, existe sempre um fim maior... é esse fim que devemos buscar.
Espiritualidade é olhar a noite para o céu estrelado e intuitivamente sentir que existe algo além de tudo isso, que uma Energia muito poderosa permeia toda a Criação. Espiritualidade é compreender que a religião é uma série de crenças e dogmas que tem ceifado muitas vidas!!!
Precisamos garimpar as idéias, precisamos colocar essas idéias em xeque, questionar, buscar a essência , rever conceitos.

Nenhum comentário: