segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VAMOS DESCER DO MURO!!!


Os muros fazem parte da história. Talvez um dos mais famosos sejam as muralhas da China, com seus 8.850 km e que pode ser visto inclusive do espaço. Servia de proteção e abrigo militar. Outro muro conhecidíssimo e que hoje não existe mais foi o Muro de Berlim., construído principalmente para impedir que moradores do lado oriental imigrassem para o lado ocidental, criando assim uma barreira física de 150 km que na verdade expressava uma barreira mental e ideológica, pois naquela época vivíamos a chamada "guerra fria" e os extremismos ideológicos eram constantes.O muro de Jerusalém  famoso por ser destruído pelos babilônicos e depois ser reconstruído por JNeemias. Hoje , algumas partes do muro persistem, o chamado Muro das Lamentações, onde o povo judeu chora suas glórias passadas. Na atualidade muitos muros estão sendo erguidos.Os Estados Unidos estão construindo um grande muro em sua fronteira com o México para impedir que os mexicanos tenham acesso ao território americano. Em Israel faz-se o mesmo, mas com os palestinos. Os motivos são diversos, mas a intolerância, a ganância, a falta de humanidade são os principais. E na situação de crise que o mundo está não é de se admirar que muitos outros muros venham a ser construídos.
No entanto, gostaria de focar sobre um muro que talvez para muitos seja desconhecido.: Trata-se dos muros de Jericó, citada na Bíblia como uma das cidades mais fortificadas daquela época.
Jericó era uma cidade situada as margens do Rio Jordão e considerada hoje uma das cidades mais antigas do mundo com cerca de 10000 mil anos.
Suas muralhas mediam 10 metros de altura por quatro de largura. Dois grandes muros, com cerca de 3 metros de espaçamento entre si, Eram tão grandes e imponentes que sustentavam casas transversas entre si como a da prostituta Raabe .
É nesse ponto que gostaria de começar uma breve reflexão. Raabe vivia entre dois muros, dois mundos, dois pensamentos. A cultura cananeia  com seus deuses, e sua consciência individual, influenciada com a chegada dos espias de Israel que estavam ali para conhecer a cidade e buscar a melhor estratégia para 
a destruir.
Os espias explicaram a prostituta que Deus havia dado a cidade aos israelitas, que todos que estivessem ali morreriam. Raabe toma então uma atitude.... Decide o lado que iria estar. Reúne sua família e orientada pelos espias coloca uma fita escarlate que  significava que naquela casa havia a salvação de Deus, que aquelas pessoas não deveriam ser tocadas.
Raabe tomou uma decisão, se posicionou , desceu do muro e salvou a sua vida e a de todos os seus familiares.
Muitas pessoas vivem em cima do muro. Não se posicionam sobre assuntos importantes para sua vida e a de seus familiares, amigos, enfim de sua comunidade.
Vivemos em tempos difíceis  Precisamos nos conscientizar que nossa participação é essencial nos destinos da sociedade. Não apenas na questão pessoal, mas em relação ao meio em que vivo.
Somos um povo pacifico  até passivo. Estamos num momento importante no Brasil, onde a corrupção e impunidade imperam. É hora de dar um basta nisso, de sairmos de nossa zona de conforto, de protestarmos, de nos associarmos a sindicatos, organizações não governamentais  enfim participar ativamente da política que cerca nosso dia a dia. Política não é o que aqueles homens engravatados dizem fazer em Brasília. Política é o que eu faço com minhas decisões no dia a dia, quando eu aceito ou não a corrupção, quando eu me omito em dar a minha opinião e lutar por ela.
Precisamos descer do muro, precisamos tomar posição!!!

Nenhum comentário: