quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMPORTAMENTO HOLÍSTICO!!!




O que é o holismo? Talvez você já tenha se deparado muitas vezes com essa palavra e até já ouviu falar de seu significado, mas ainda não compreende muito bem qual a proposta do conceito.
A palavra tem origem no grego Holos e significa todo, inteiro. Ou seja, é uma maneira de perceber a realidade, onde levo em consideração, não apenas um aspecto do problema ou das situações, mas todo seu contexto e a inter-relação entre as partes. O todo é maior que a soma das partes.
O propósito desse blog não é aprofundar o tema, afinal na Web a ótimos estudos sobre o assunto.
meu objetivo é proporcionar uma breve reflexão sobre a importância de buscarmos uma compreensão holística da vida e assim adquirirmos hábitos e comportamentos  mais abrangentes.
Interessante  também comparar o conceito com um holograma. Eles são feitos com laser em tridimensionalidade. Hologramas podem ser encontrados em cartões de crédito, cds Dvds e pacotes de software
O mais interessante num holograma é que não importa em quantas partes você o divida:. Cada parte sempre vai conter o holograma inteiro dentro de si. Nossas células funcionam nesse conceito. Em cada uma delas há o registro de um ser humano completo.
Esse é o sentido que vejo em termos comportamentos baseados no conceito holístico.
Podemos permitir que nossos pensamentos abarquem muitos conceitos, em diversidade, não se fechando apenas em uma crença absoluta que exclua as demais.
Podemos interagir com nossos sentimentos, lançando mão da estratégia empática, que significa colocar-se no lugar do outro, sentir o que ele sente, abrindo nosso ser para uma diversidade de  emoções que a simpatia, um sentimento fechado e excludente não consegue interagir com o todo.
E podemos ir além. Dentro de nossas atividades , em nosso lar, em nosso trabalho, nas comunidades que frequentamos, buscarmos uma atitude de tolerância, compreendendo o contexto das situações, da atitude  das pessoas. Que dentro de nós haja um pouco de todo o projeto humano, de todo o Universo.
No trabalho podemos atuar de forma holística. Não faço apenas o que sei fazer. Faço tudo que a empresa precisa que eu faça, ao ponto de dentro de mim existir a empresa em miniatura, não apenas o departamento em que atuo.
No futebol a times que atuam de forma holística  Cada jogador faz um pouco de tudo, Ataca, defende, busca os espaços, tem mobilidade. É um time dentro de cada jogador.
Penso que nosso futuro depende da  capacidade em compreender e colocar em prática os conceitos holísticos. É um grande desafio, mas os paradigmas estão se quebrando e acredito que nosso futuro será melhor do que nosso presente!!!

Nenhum comentário: