segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OUTRAS RESPOSTAS!!!




A charge acima representa uma realidade muito comum em nossos dias. A violência está inserida em todas as instituições, e faz parte da rotina das pessoas. 
Certamente que as causas dessa ferocidade são inúmeras, não estão relacionada apenas com a pobreza ou desigualdade social, mas são frutos da própria genética do ser humano.
Muitos podem argumentar que as sociedades antigas eram menos hostis do que hoje, mas isso é muito relativo.
Como se conseguia que as pessoas obedecessem? Através da intimidação e força bruta. Podemos  usar como exemplo o período da Ditadura Militar no Brasil, que muitos saudosistas gostariam que voltasse no País.
Mas a história nos ensina que a maneira como os militares conseguiam disciplinar a sociedade era através do medo, da tortura, da censura e repressão. 
Com certeza essa não é a melhor maneira de transcender a agressividade, pois a longo prazo gera uma hostilidade muito maior.
Mesmo a educação dos filhos era baseada na força. Um olhar intimidador, castigos físicos espancamentos, eram comuns na época de nosso´avós. Não criaram seres humanos melhores, antes, cheios de problemas, de traumas.....
Cada tempo exige uma nova maneira de lidar com a realidade, novas estratégias devem ser pensadas e aprimoradas.
A violência sempre vai existir, em qualquer sociedade, desenvolvida ou emergente. precisamos saber conviver com ela, buscando novas maneiras de minimizar seus efeitos!
E você concorda com esse ponto de vista, ou tem uma opinião diversa? O importante em qualquer debate é diversificar o número de possibilidades. Suas ideias com certeza, vão enriquecer esse texto!
Deixe seu comentário.
Abraço a todos!!! 

Nenhum comentário: