sexta-feira, 19 de julho de 2013

CONFLITO É LUZ E SOMBRA.....


Estamos vivendo em um mundo extremamente violento, onde a vida humana vale muito pouco.
Quantos casos já passaram pela mídia onde se matou por um pedaço de pão, por uma dívida de cinco ou dez reais, por motivos irrelevantes como um encontro de olhares?
Na escola em que trabalho como professor , por diversas vezes tivemos brigas porque em determinado momento alguém passou pelo campo visual do outro , e por algo que não conseguimos entender direito, esse fato detonou um conflito, que gerou uma briga. 
As vezes o sorriso incomoda.... as vezes nossa felicidade, as coisas simples que temos, como uma família abençoada, alguns amigos, uma boa casa.
Podemos  imaginar que a inveja provém do fato de termos muito dinheiro e assim sermos extremamente invejados. Mas não. Hoje em dia até nosso sorriso causa inveja, pois algumas pessoas não o tem de forma espontânea.
Talvez seja a inveja uma das principais causas dos conflitos. Mas não é a única. Quando o conflito é regional, nacional ou internacional muitas variáveis estão em jogo , mas normalmente são questões econômicas ou de domínio de territórios.
Nos conflitos organizacionais, existe a luta pelo poder, o status, os privilégios de um alto cargo.
Existem  conflitos interpessoais, e estes também são preocupantes porque caso não resolvidos podem contaminar todo um grupo.
Alguém então pode argumentar: " Bem todo conflito é negativo, causam guerras, desentendimentos, dissabores, violência.... precisamos impedir que hajam conflitos" 
A própria origem da palavra conflito, que vem do latim, conflictus que significaria, desacordo, embate, luta, choque favorece essa interpretação.
Há outras visões mais recentes sobre o assunto, que acreditam que o conflito é importante dentro do desenvolvimento dos países , das empresas e das pessoas; que podem trazer outros enfoques, maneiras mais criativas de desenvolver ações. Tudo é uma questão de como se colocar diante dos conflitos, a maneira de enfrentamento e mediação dos mesmos.
Sun Tzu viveu no século VI a.C e era um dos generais mais famosos da época e se tornou ainda mais pelo legado que nos deixou. Seu livro ,A Arte da Guerra trata das artimanhas e estratégias que todo comandante deve ter em mente a fim de vencer uma guerra.
Sun Tzu adotava uma visão o peculiar e interessante sobre os conflitos :"Conflito é luz e sombra, perigo e oportunidade estabilidade e mudança o impulso para avançar e o obstáculo que se opõem.... os conflitos, contêm a semente da criação e da desconstrução.
Conflitos fazem parte da natureza humana. Precisamos aprender a administrá-los e dentro do possível encontrar uma solução justa e favorável a ambas as partes envolvidas!!! Mas sempre acreditando que em tudo podemos crescer!!!

Nenhum comentário: