quinta-feira, 18 de julho de 2013

OS ÚLTIMOS SERÃO... DESCLASSIFICADOS!!!


Há muitos ditados populares que nossos avós falavam, que ainda são usados hoje em dia. Por exemplo" água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", "o pior cego é o que não quer ver", "quem dá aos pobres empresta a Deus".
Esses ditados se tornaram até mesmo senso comum e as pessoas se utilizam via de regra para sintetizar alguma ideia ou conceito.
Outro exemplo: " Quem tem boca vai a Roma" Na verdade o correto do principio seria " Quem tem boca vaia ( de vaiar, xingar) Só viaja a Roma quem tem muito dinheiro.
Vejo com muito interesse como as pessoas fazem releituras das situações, dos conceitos e de ditados populares. O ser humano apesar de  limitações tem uma enorme capacidade  de criar, de perceber outros olhares, de renovar.
Muitos ditados e fábulas citados   , tem a ver com momentos vividos na época, dependendo da cultura e seus valores em um determinado tempo histórico. Talvez alguns ditados até servissem para expressar verdades , na época em que foram criados, mas que em nossos dias não fazem sentido e até perdem mesmo sua eficácia.
Os últimos serão os primeiros é uma clássica sentença bíblica proferida por Cristo que numa de suas parábolas retrata de que forma se alcança o reino dos céus. Para se alcançar sucesso nele ,não há o conceito de competição, de se chegar primeiro, de se ter os melhores dons, as maiores qualificações, mas antes de simplesmente ser escolhido por Cristo, inclusive tendo esse chamado sido feito no inicio ou no final da existência. Não importa a hora da chegada, o que importa é ser escolhido por ELE!
Mas no mundo em que vivemos essa ética não vale. Nesse sistema  somente alcançarão sucesso aqueles que se colocaram como expoentes, com habilidades e competências que lhe permitam estar a muitos passos de seus adversários. Não existe lugar para os últimos em nossa sociedade. Ou talvez exista sim um lugar.... as favelas, o rol dos desempregados, a calçada dos derrotados , dos usuários de drogas, dos bandidos, das prisões, dos hospícios....... Nessa sociedade, os últimos serão.... desclassificados!!!! 

Nenhum comentário: