segunda-feira, 29 de abril de 2013

CRISE DE PERCEPÇÃO!!!


A psicologia  explica a percepção como um processo cerebral que permite a nós, seres humanos, compreender, interpretar, selecionar e organizar os fenômenos que nos vêm a mente através dos sentidos,
É sabido no entanto que muitas vezes essa percepção é filtrada e elaborada pelo cérebro de acordo com nossas experiências anteriores, nossos valores morais, nossas crenças.
Além disso, podem ocorrer erros perceptivos por diversos motivos.
Cada ser humano dentro de sua cultura particular , constrói uma visão de mundo. Vejam bem, essa visão não é a realidade dos fenômenos acontecendo no mundo, mas uma representação que o cérebro faz do que é a realidade. É como pintarmos um quadro no qual simulamos nas cores, formas e texturas a cena por nós vivenciada.
Estamos todos caminhando entre representações.... Será que em algum momento conseguimmos tocar a realidade???
O mundo tem vivido uma crise de percepção. O fisico Fritjof Capra em seu livro Teia da Vida constata o fato de que o sistema econômico social e cultural atual está esgotado , e que a visão de mundo que temos hoje produto de um pensamento linear e cartesiano está com os dias contados. É preciso alarguarmos nossos horizontes, abrir espaço para novas interpretações de mundo, amparar em nossas mentes e concepções novas formas de ver a realidade  e a vida.
Somente com uma abertura de nossa consciência poderemos superar essa crise de percepção, esse choque de culturas que temos vivenciado em nossos dias!!! 
A mudança não pode acontecer apenas de um lado, Num relacionamento entre marido e mulher ambos tem que ceder para que se chegue a um acordo. Nass relações humanas grupos e pessoas precisam aceitar os pontos de vistas opostos, abrir caminhos para um diálogo enriquecedor. Não podemos apenas ficar em discursos de mudanças, de recomeços , quando queremos que isso venha apenas de um lado. Todos nós precisamos nos comprometer com as mudanças!!!

Nenhum comentário: