quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O MARTELO NOSSO DE CADA DIA!!!






Já disseram que se alguém tiver , em sua caixa de ferramentas apenas um martelo, vai pressupor que todo problema é um prego. Vejo nossos dias bem dentro dessa lógica de única ferramenta a resolver todos os problemas.
Quem se alinha com a psicanálise de Freud, se bem que nem tanto nos dias atuais, imaginará que todo problema é causado pela repressão sexual, pelo complexo de Édipo.
Aqueles que , com suas crenças religiosas imaginam o mundo como um confronto de forças antagônicas entre o bem e o mal, vão eleger o "Demônio" como principal problema da humanidade, outros, talvez o pecado.
Os praticantes do pensamento positivo tem o Segredo: mentalizar e ao mentalizar de forma positiva alcançaremos saúde, prosperidade sucesso..
Não posso esquecer daqueles que acreditam que as causas de todos os infortúnios são nossas escolhas, aquilo que semeamos, a conhecidíssima lei da semeadura, ou o Carma.
Todas as suposições acima fazem parte de um cabedal de conhecimentos da humanidade, que diversos grupos tomam como se fossem verdades inquestionáveis. E assim, reduzem o mundo a apenas uma visão, transformam suas visões nos" martelos" com os quais vão resolver todos os problemas ( pregos ) do mundo.
Há um outro nome para esse tipo de pensamento: Chama-se Paradigma, que significa visão de mundo, modelo daquilo que acreditamos como verdade.
Mudar um paradigma é extremamente difícil. Como dizia Einstein é mais fácil dividir um átomo do que um preconceito.
Mas acredito na força das ideias, supondo que um dia, iremos alcançar um desenvolvimento pessoal, que elevará nossa consciência a fim de superarmos reducionismos e fazermos a Vida mais rica. Aliás a vida é riquíssima, a Natureza é de uma diversidade exuberante. Nós é que muitas vezes não conseguimos perceber com nossa miopia mental.
Uma das maneiras mais eficazes de expandir nossas consciências é lendo. Mas lendo livros de assuntos variados, pesquisando sobre diversos temas, não somente aqueles que gostamos, mas principalmente naqueles que não acreditamos, talvez até que odiamos... é ai que nasce a luz... a diversidade de visões de mundo, de ideias, de possibilidades, de crenças, de realidade.
Espero que esse ano de 2014 nos reserve muito crescimento , muitas novas percepções e inshigts que possamos nos elevar um pouco mais dentro de nossa humanidade. Bom dia a todos!!!

Nenhum comentário: