sábado, 24 de novembro de 2012

DESENVOLVA A SSERTIVIDADE!!!




Existe uma grande dificuldade em muitas pessoas em serem autênticas, em expressarem realmente o que estão sentindo, sem se perceberem coagidas em dizer aquilo que lhes incomoda, o que lhes faz felizes ou infelizes.
O nome disso é assertividade. Precisamos desenvolver a assertividade, a capacidade de dizer, com firmeza, educação, e verdade o que sentimos, pensamos, queremos.
Um casal sentou-se a mesa para mais um café da manhã. Ela pegou a casca do pão e carinhosamente passou a manteiga... Pensou consigo “ Hoje vou comer a parte que mais gosto do pão. Por cinquenta anos quis comer o miolo do pão mas como acredito que essa era a parte que meu marido mais gostava sempre  dei a ele para comer. E deu a casca de pão para o marido. Os olhos do esposo logo brilharam e ele disse. Meu bem, estou muito feliz. Por mais de cinquenta anos sempre quis comer a casca do pão , mas como imaginava que essa era a parte que você mais gostava, não reclamava quando você me dava o miolo de pão.
Essa estória ilustra muito bem como a falta de diálogo, autenticidade, pode comprometer nossa felicidade para o resto de nossas vidas!!!
Procure desenvolver sua assertividade. Se não gostou de algo que lhe fizeram ou que lhe disseram , seja claro, mostre claramente que não se agrada dessa ou de outra situação. Da mesma forma seja claro em seus gostos . Nínguém pode adivinhar seus desejos!!!

Nenhum comentário: