segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NÃO SE DEIXE ENGANAR!!!


Há um ditado popular que ensina " as aparências enganam". E o dia a dia vai realmente nos mostrando que é um ditado muito verdadeiro.
Quantos de nós já não se enganou com situações e pessoas, que aparentemente pareciam com boas intenções, mas de repente se mostram totalmente diferentes daquilo que imaginávamos?
Isso acontecia muito comigo em relação a pessoas de minha igreja.
Eu imaginava que pelo fato de serem "irmãos" jamais tentariam "Puxar meu tapete" ou me enganar. Mas eu estava errado.  Muitas pessoas com as quais tive dissabores foram exatamente as que frequentavam a mesma religião que a minha.
É claro que isso não quer dizer que todos estejam no mesmo patamar. Há gente boa e ruim em todo lugar, dentro das igrejas, em clubes, nas escolas, na rua, enfim, não se pode generalizar.
Mas precisamos estar atento a tudo. Devemos desenvolver dentro de nós um espírito investigativo, que não aceite a primeira impressão, que siga adiante, sempre duvidando. É claro que com isso não chegaremos a extremos. Não podemos também viver como se o mundo fosse um covil de salteadores. Mas precisamos sim, analisar tudo que nos é dito , verificar tudo que nos é passado.
Nos negócios não é diferente. Penso que é mais complicado ainda pois está relacionado a dinheiro, lucro e ai os ânimos se acirram mais.
Há poucos dias precisei rebocar a parede de minha casa nova, pois em época de chuva , seria difícil mantê-la sem reboque, visto que haveria muitas infiltrações.
Contratei um pedreiro e expliquei-lhe qual a parede a ser rebocada. Pouco depois, ele retornou com as medidas e o tanto de material necessário. Achei muito, pois estava calculando menos. Volvatmos ao local recalculamos. Feito o trato, o reboque foi feito. Ao entregar a obra, paguei uma porcentagem ficando o restante para o outro dia.
Fui com minha esposa ver o trabalho e percebi que tinha sobrado muito material. Desconfiamos, porque sobrou um metro de areia dos dois metros pedidos. Recalculamos novamente a medida das paredes e a diferença daquela medida do pedreiro foi de quase quinze metros!!!
Então a gente fica pensando: Realmente precisamos adquirir o hábito de questionar, de realmente verificar se o que nos dizem é de fato verdadeiro. As vezes não temos ferramentas necessárias para saber se o tratado num negócio está correto, pois nos faltam conhecimento sobre o negócio. Mas então devemos consultar pessoas que entendam do assunto.
Com a saúde, mais importante ainda. Não é porque o médico disse algo sobre você e a doença que tem que isso é conclusivo. Pesquise, verifique outras opiniões. Ou mesmo com um remédio receitado. Grande parte das vezes o médico receita um medicamento não pela sua qualidade, mas antes porque o remédio receitado é de um laboratório que facilita as situações para o médico.
Vamos refletir, Vamos reavaliar, buscar a verdade em meio a tantas aparências!!! 
Postar um comentário